Pub

Os deputados do Partido Socialista, eleitos pelos Açores à Assembleia da República, congratularam-se com a decisão, do Governo da República, de avançar com a elaboração do projeto de execução da ampliação da Pista do Aeroporto da Horta.

Uma aspiração e um compromisso de longa data, amplamente reconhecido como fundamental na persecução do princípio da continuidade territorial e da mobilidade de pessoas e carga na Região Autónoma dos Açores.

Sobre o assunto, João Castro referiu que “…este era um passo significativo, que importava concretizar, num contexto em que a regulamentação europeia considera elegível a sua candidatura a fundos comunitários, bem como após a aprovação do relatório do grupo de trabalho para o Estudo e Avaliação da melhoria da Pista do Aeroporto da Horta, constituído pelo Ministério das Infraestruturas e da Habitação”.

Sublinhou ainda que “…a elaboração do projeto permitirá orçamentar a obra bem como, a preparação do caderno de encargos, para a ampliação que se impõe, visando eliminar as penalizações a que estão sujeitos os voos extraterritoriais, ampliando a capacidade e a atratibilidade do Aeroporto da Horta”.

Sobre a possibilidade de delegação na Câmara Municipal da Horta da responsabilidade dos procedimentos de concurso para a elaboração do projeto, João Castro referiu que “… há muito tempo que percebeu da necessidade de envolver a Câmara da Horta neste processo, como se verificou quando passou a integrar o grupo de trabalho. Se a Câmara Municipal tiver condições para assumir um procedimento desta complexidade, essa possibilidade deverá ser considerada, obviamente. O que verdadeiramente importa é que se continue a avançar, com celeridade e no sentido pretendido”.

Importa também referir que, mais uma vez, o Governo da República passou a ser parte da solução, honrando o compromisso eleitoral, expresso em sede de orçamento de estado, aprovado por maioria na Assembleia da República, nomeadamente com os votos do Partido Socialista.

Pub