PUB

A depressão Efrain, com um sistema frontal associado, pode provocar, nos Açores, rajadas de vento na ordem dos 110 quilómetros por hora, ondas que poderão atingir os nove metros e precipitação forte, informou hoje o IPMA.

Em comunicado, a delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), diz que a depressão Efrain, com um sistema frontal associado, nomeada hoje, estará, às 15:00, “a cerca de 500 quilómetros a oeste do Corvo”.

De acordo com o IPMA, os efeitos desta depressão “deverão começar a sentir-se a partir de hoje”.

PUB

A delegação dos Açores do IPMA refere que a depressão deverá provocar um aumento significativo da intensidade do vento, com rajadas na ordem dos 110 quilómetros por hora no grupo Ocidental (Flores e Corvo), dos 90 quilómetros por hora no grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) e até 80 quilómetros por hora no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).

Essa depressão, segundo a meteorologista Tânia Viegas, da delegação dos Açores do IPMA, provocará também um aumento da agitação marítima com ondas que, no grupo Ocidental, que deverão atingir os nove metros de altura significativa.

“Associada a esta situação meteorológica deverá ocorrer precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, lê-se no comunicado assinado pela meteorologista Tânia Viegas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para laranja o aviso meteorológico nas ilhas dos grupos Oriental e Central, devido às previsões de precipitação temporariamente forte, entre hoje e sábado.

Para o grupo Central, o aviso laranja por causa da chuva temporariamente forte vigora já a partir das 21:00 de hoje e até às 06:00 de sábado.

As cinco ilhas do grupo Central vão estar ainda sob aviso laranja devido à agitação marítima, entre as 18:00 de sábado e as 06:00 de domingo.

As previsões para o grupo Central indicam ainda a possibilidade de ocorrência de trovoada e vento a partir do final da tarde de hoje e manhã de sábado, pelo que foram emitidos avisos amarelos.

AS ilhas do grupo Central vão estar igualmente sob aviso amarelo referente a agitação marítima a partir da tarde de sábado.

Para o grupo Oriental, o aviso laranja de precipitação temporariamente forte vai vigorar entre as 00:00 e as 06:00 de sábado.

Além da chuva forte, as previsões para o grupo Oriental apontam para a possibilidade de ocorrência de trovoada e agitação marítima, tendo o IPMA emitido para São Miguel e Santa Maria avisos amarelos para sábado e início de domingo.

Quanto ao grupo Ocidental do arquipélago, está sob avisos laranja por causa do vento, entre as 21:00 de hoje e as 03:00 de sábado, e da agitação marítima, entre as 12:00 de sábado e as 06:00 de domingo.

Flores e Corvo vão estar ainda sob aviso amarelo, por causa da precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, entre as 15:00 de hoje e as 09:00 de sábado, segundo um aviso emitido na quinta-feira pelo IPMA.

Aquelas duas ilhas vão estar também sob avisos amarelos por causa das previsões de vento e agitação marítima, a partir da tarde de hoje, uma situação meteorológica que se deverá manter até domingo.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Pub