Decorreu em Tavira a 1ª Prova de Apuramento Nacional Optimist 2018/19

Decorreu em Tavira, de 08 a 12 de abril, a 1ª Prova de Apuramento Nacional Optimist 2018/19. Prova onde os velejadores do CNPDL Miguel Mendes, André Âmbar, Inês Ramos, Inês Pavão, Diogo Santos e Martim Mendes integraram a comitiva regional, juntamente com os velejadores Duarte Barcelos do CNPV e Maísa Silva do CNH. O treinador micaelense António Valério liderou a comitiva.

Ao todo realizaram-se 10 regatas onde o tempo e mar, à exceção do último dia de prova, ajudaram a que o evento fosse um espetáculo digno de se assistir para quem decidiu acompanhar os barcos de vela ligeira na linha de água.

Em termos classificativos, Duarte Barcelos do CNPV foi o melhor açoriano em prova, obtendo o 44º lugar, logo seguido de Diogo Santos em 48º, Martim Mendes em 57º, Miguel Mendes em 59º, Inês Pavão em 65º, André Âmbar 67º, Inês Ramos 71º, todos atletas do CNPDL e Maísa Silva do CNH em 74º lugar de um total de 81 velejadores.

Foi para alguns destes praticantes a primeira experiência em provas deste cariz, daí o treinador António Valério referir que o evento foi uma excelente oportunidade de aprendizagem para todos e acreditar que na 2ª PAN que se realiza dentro de 15 dias em Leixões consigam melhorar estas marcas.

Recorde-se que esta participação advém do apuramento do ranking regional do Campeonato dos Açores de Ligeira 2018/2019 servindo também de 1º estágio para os Jogos das Ilhas, que se realizam de 21 a 26 de maio em Elba, Itália.