Crónica Desportiva: Pedro Sousa | Desporto Açores 11 a 17 julho 2022

O Santa Clara finalizou este domingo, 31 de julho, a sua de pré-época, com uma vitória frente ao CD nacional por 1-2, após primeiramente ter realizados cinco jogos amigáveis, deslocou-se para um torneio triangular na Madeira. A formação orientada por Mário Silva, nestes sete jogos de preparação, alcançou três vitória, dois empates e duas derrotas. Preparando-se assim para o jogo inaugural da 1.ª Liga a 7 Agosto, no Estádio de São Miguel, frente ao Casa Pia.

Relativamente à Terceira Liga, saiu o calendário, que ditou que o GD Fontinhas começará na 1.ª Jornada defronte ao Caldas SC, a 21 de Agosto 2022.

Situação a contornar, é do GD São Roque, que após Assembleia Geral do dia 20 de Julho 2022, informou aos seus sócios, o risco de interruptção de toda a sua atividade, face à falta de dirigentes disponiveis para dar continuidade o que até a data foi realizado.

Em Angra do Heroismo, Ilha Terceira, realizou-se o Encontro de Treinadores de Futsal da Ilha Terceira, entre os dias 10 a 14 de julho, numa organização conjunta dos treinadores/técnicos de atividade desportiva Claúdio Martins, Octávio Leal, Frederico Cardoso e Carlos Brasil e com a cooperação da Associação de Futebol de Angra do Heroismo.

No dia 22 de julho, celebrou-se o 20.º aniversário da Associação dos Veteranos do Sporting Clube Ideal. Estas celebrações iniciaram-se no dia 27 de junho, estando disponivel ao público, desde essa altura, a alusiva exposição de fotografia, no Teatro Ribeiragrandense.

Na continuidade da promoção Futebol de Praia, o Rei das Areias,  João “Madjer” Saraiva deu o mote para o Torneio de Futebol Praia,  Organizado Pela Juventude Social Democrata da Ilha Terceira, com o colaboração da Associação de Futebol de Angra do Heroismo, nos dias  22, 23 & 24 de julho, na Praia da Vitória.

Na Festa Do Desporto, que aconteceu entre os dias 20 a 23 Julho 2022, e foi incluída no Programa das Festas da Madelena, promoveu e proporcionou várias modalidades e atividades ao população local, através da coorganização de várias entidades de diferentes modalidades, tais como,  Associação Atletismo/CAI Madalena, Associação de Tenis de Mesa da Ilha do Pico, Pico Automóvel Clube, Perdidos Pelo Pico, Futebol Clube Madalena, Clube Fitup, Candelária Sport Clube e Associação de Futebol da Horta.

Após 2019, as selecções da Região Autónoma dos Açores de basquetebol de Sub-12, voltaram pela segunda vez, a participar na  X Festa Nacional do Minibasquete que se realizou em Paços de Ferreira, entre os dias 13 e 17 de Julho. Já no escalão de sub 14 , o atleta do Sport Club Lusitânia, Simão Cordeniz, foi premiado pelo seu trabalho, com a chamada ao estágio da Selecção Nacional, no passado dia 18 de julho, em Ilhavo, Aveiro.

Foi apurado na Povoação, nos dias 23 e 24 de julho, no Campeonato Regional de Escolas de Vela, o vencedor Clube Naval de Ponta Delgada, representante açoriano na Taça de Portugal, em Aveiro. Aproveitou-se esta data, e elegeu-se entre os treinadores presentes, o melhor treinador de vela da época 2021.2022 Carlos Borges.

No Karaté, o Açoriano Antonio Cabral (conhecido por Tony Balaia), durante o Bermuda de Karate Shotocup foi galardoado como melhor atleta do ano nas Bermudas, pelo Ministro do Desporto das Bermudas.

As crónicas desportivas semanais Açores 9, entram de férias em Agosto, retomando em Setembro 2022.

Pub