Cidade de Lagoa
Pub

Com isso, a expectativa desta candidatura é de um regresso a uma maior normalidade, salientando o importante papel que os professores e pais e restante comunidade escolar tiveram para garantir a continuidade do ensino mesmo em circunstâncias atípicas.

Vila de Água de Pau

A propósito de educação a candidata do Partido Socialista à Câmara da Lagoa salienta os projetos que o PS – Lagoa tem para essa área, considerada crucial para o desenvolvimento do concelho.

Cristina Calisto afirmou, assim, querer dar continuidade ao trabalho e aposta que tem sido feita no concelho de Lagoa, continuando a implementar uma política de investimento e apoio na educação permanente, quer formal, quer não formal, que contribua para a criação de massa critica e de consciência cívica da comunidade. Por outro lado, continuar também a implementar medidas que colaborem na promoção do sucesso escolar, com vista a dar resposta às necessidades do tecido económico e empregador da Lagoa e procurando capacitar os recursos humanos para que sejam quadros qualificados que ajudem a consolidar um sistema concelhio mais produtivo.

Com base nestes pressupostos, previsto está a elaboração do Plano Educativo Municipal que será um instrumento e uma estratégia que facilitará metodologias de trabalho com alunos, propondo o uso de atividades artísticas e artesanais como meio para desenvolver a criatividade e as competências fundamentais para a resolução de problemas. Igualmente será realizado um programa de orientação vocacional e profissional nas escolas da Lagoa; bem como implementado o regulamento de bolsas de estudo para alunos deslocados e bolsas de estudo para alunos de mérito. A candidata socialista falou ainda, neste âmbito, do projeto Novos Bonecreiros que será implementado no 2º e 3º ciclo do ensino regular na Escola Básica e Integrada de Água de Pau e de Lagoa e também na Escola Secundária de Lagoa, que foi incluído no plano curricular à semelhança do projecto Náutica/0, bem como de outras medidas que contribuirão para o fomento da educação não formal, a saber: implementação do Prémio Municipal de Criação e Investigação; reforço de projetos de educação não formal para a população em idade escolar e população adulta; implementação de um Programa de Literacia Digital para adultos; criação de projetos no âmbito das artes e ofícios tradicionais, que permitam aprendizagens em áreas fundamentais ligadas à história e economia do concelho; apoiar o videojogo “Descoberta e Povoamento dos Açores” em cooperação com a Escola Secundária de Lagoa e o reforço das atividades no âmbito da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

Pub

Por fim, esta candidatura relembra a importância de ser feita uma intervenção de fundo e estrutural na escola Padre João José de Amaral, cujas condições carecem de reabilitação.

Pub