Cristina Calisto enaltece 40 anos de trabalho cultural do GRUJOLA ao serviço da Lagoa e dos Açores

Este fim-de-semana, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, presidiu à celebração do 40º aniversário do Grujola.

Na ocasião, a autarca lagoense enalteceu a dedicação e o trabalho que o Grujola desempenhou, ao longo de quatro décadas, em prol da cultura lagoense e açoriana, fazendo jus a uma tradição que nos carateriza, o folclore. Cristina Calisto destacou, deste modo, “a persistência, dedicação das direções que, ao longo deste tempo, passaram por este grupo, bem como, de todos os elementos que já passaram por este grupo e os que ainda nele permanecem, com empenho, disponibilidade e voluntarismo, em prol do sucesso do grupo.” Acrescentou ainda que, “celebrar 40 anos de existência é ampliar a história biográfica de um grupo que se assume como um agente ativo da dinamização do folclore açoriano no concelho.”

De referir que, o Grujola, designação abreviada de Grupo de Jovens de Lagoa, foi fundado a 11 de março de 1978, por um grupo de jovens, do qual faziam parte alguns do anterior Grupo de Folclore de Nossa Senhora do Rosário. Já desenvolveu diversas atividades recreativas e culturais, designadamente teatro e folclore, tendo-se dedicado, nos últimos anos, apenas ao folclore. Similarmente, tem realizado diversas atuações, percorrendo todos os concelhos da ilha de São Miguel, bem como várias ilhas do arquipélago, Portugal Continental, Espanha, Madeira, Estados Unidos da América e Canadá, enaltecendo o nome do concelho da Lagoa por onde passa.

Na ocasião, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa presenteou o grupo com a entrega de um voto de louvor, aprovado por unanimidade, e foi lançado um selo evocativo ao aniversário desta instituição, iniciativa apoiada pela autarquia.