O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, João Galamba, visitou, esta tarde, o Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, tendo sido acompanhado pela Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, e do Vice-Presidente, Frederico Sousa, que aproveitaram a ocasião para abordar uma decisão importante em termos de conetividade para as empresas sedeadas no Nonagon.
A edilidade lagoense entende que “a amarração dos novos cabos submarinos deve ser efetuada nas localizações que maximizem o valor extraído do investimento público em benefício destas Regiões Autónomas e do nosso país, em geral”. De referir que, na ilha de São Miguel, a rede de cabos submarinos atual tem um dos seus pontos de amarração no Município de Lagoa, seguindo por via terrestre, através de condutas, para a CLS (Cable Landing Station) da Altice na Fajã de Baixo, concelho de Ponta Delgada.
Desta forma, no entendimento da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, “seria uma oportunidade para os Açores, e consequentemente para Portugal, implementar uma solução de conectividade de alto débito para o Nonagon”. Sendo que, essa questão foi já abordada com a Administração da IP Telecom, como empresa mandatada pelo Governo da República, para a instalação dos novos cabos submarinos de ligação entre Continente, Açores e Madeira.
No desenvolvimento das conversas com a IP Telecom, esta informou a edilidade lagoense que será difícil ter no Nonagon a CLS, pois as atuais instalações da Altice em Ponta Delgada já teriam as condições desejadas. No entanto, ficou acordado com a Administração da IP Telecom avaliar em conjunto a instalação de um PoP (Ponto de Presença) no Nonagon, com ligação direta à CLS da Fajã de Baixo, através de conectividade de alto débito.
“A vantagem dessa ligação seria enorme pois ficaríamos com condições técnicas de comunicações únicas com baixos custos e sem dependermos de um operador comercial específico, de forma a trazermos projetos inovadores que sem essas condições não se instalam no Nonagon. Para tal ser possível, sem custos adicionais, o timing para o fazer é agora, considerando que se trata de projetos de conceção e construção para a instalação dos novos cabos, sendo assim seria importante que a IP Telecom criasse as condições para se instalar um PoP no Nonagon com ligação de alto débito aos cabos submarinos”, segundo a edil.
A edilidade lagoense suportou a abordagem proposta, referindo que a Região Autónoma dos Açores possui instalações totalmente adequadas à implantação de um PoP nos edifícios do NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, localizados no Tecnoparque de Lagoa”. Além disso, o cabo submarino atual, que entra no ponto de amarração na Lagoa, percorre cerca de 8 quilómetros até à CLS da Altice, em Ponta Delgada, através de condutas de gestão partilhada no subsolo.