PUB
José Araújo: Texto e Fotos

Realizou-se no passado fim de semana na freguesia da Matriz da Ribeira Grande o Cortejo ao vivo dos Reis. O cortejo teve o seu início no Salão Paroquial, com a reunião de todos os figurantes, percorrendo várias artérias da freguesia, terminando no Largo da Cascata com presépio ao vivo e arrematações.

Este cortejo esteve suspenso devido à crise pandémica, e passado dois anos regressou com a boa presença de público nas ruas a assistir, pois o tempo assim o permitiu. Este evento teve um objetivo que foi de recuperar e não deixar morrer esta tradição que algumas freguesias já fazem, mas que nasceu na freguesia da Matriz da Ribeira Grande, pela mão do Prior Evaristo Carreiro Gouveia.

A recolha de oferendas, que foram em boa quantidade a sua arrematação, foram para ajudar nas obras no interior da igreja paroquial que bem precisa.

PUB

Recordo que a igreja Matriz de Nossa Senhora da Estrela remonta ao século XV, destaca-se o altar dos Reis Magos e a talha dourada da Capela do Santíssimo que vai está a ser remodelada. Estima-se que estas grandes obras terminem para agosto do corrente ano e que deve ficar aberta aos paroquianos e a todos quando visitam a Ribeira Grande por ocasião das festas do Coroação de Jesus.

A participação da Filarmónica Triunfo da freguesia da Matriz, teve uma participação ativa e especial que foi o de alegrar com as suas músicas as gentes ribeira-grandenses, por onde o cortejo passava.

Pub