Pub

No encontro, que decorreu ao final da tarde de sexta-feira, 8 de outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponta Delgada, participaram, pela via presencial ou online, destacadas personalidades regionais e nacionais que, ao fazerem parte do Azores 2027, estão a contribuir para a reflexão pública a integrar e a refletir no projeto de candidatura.

“A Estratégia Cultural de Ponta Delgada vai ser um documento vivo, um guião de suporte à implementação de uma estratégia para esta década, que possa ser interpretado e adaptado à medida dos seus ciclos de implementação”, afirma Paulo Mendes.

No documento, cuja sua versão final está a ser ultimada, vão constar ações, medidas, cronograma, formas de monitorização e avaliação da sua execução. Ponta Delgada, que será uma das poucas autarquias do País com um documento estratégico para a Cultura, reafirma, assim, o compromisso em fazer deste um setor catalisador do desenvolvimento.

“A elaboração desta Estratégia determinou uma articulação estreita dos processos de auscultação e uma partilha recíproca das suas descobertas, razão pela qual decidimos submeter à apreciação do Conselho Consultivo”, explica Paulo Mendes, adiantando que foram ouvidos mais de 270 cidadãos, entre público, artistas, criadores, empreendedores e técnicos culturais, responsáveis políticos e dirigentes de instituições públicas.

Pub

“O próprio modelo de participação – aberto a amplas formas de expressão cultural, instigador do cruzamento entre áreas disciplinares e conector entre as escalas local e regional, revelou-se agitador e transformador de rotinas que tendiam para o monólogo, em vez do diálogo”, explica o Vereador da Cultura, para quem “o processo de trabalho foi em si revelador da intensa vontade das pessoas em ver na Cultura um forte alicerce para acelerar o nosso processo de desenvolvimento e de bem-estar da nossa população”.

O Conselho Consultivo é composto por 34 personalidades locais e regionais que podem contribuir para o sucesso da candidatura de Ponta Delgada | Açores a Capital Europeia da Cultura 2027. Trata-se de um conjunto de pessoas que acreditam no potencial de Ponta Delgada e da Região para acolher este título em 2027 e que, com base na sua visão, sensibilidade e experiência, emitem pareceres sobre o processo de candidatura em curso.

Pub