Confraternização e aprendizagem na 1ª edição do torneio Lagoa Futsal Cup

Mais do que os resultados desportivos, a 1ª edição do torneio Lagoa Futsal Cup, que teve lugar, este fim de semana, em Água de Pau, teve um balanço positivo, não só pelos momentos de confraternização e aprendizagem, como pelo envolvimento da comunidade lagoense.

O evento desportivo, organizado pela Associação Cultural e Desportiva do Cabouco e pelo Pólo de Vila Real da Academia de Futsal do Sporting, contou com o apoio do Município de Lagoa, Associação de Futebol de Ponta Delgada e Serviço de Desporto de São Miguel, decorreu no pavilhão do Complexo Desportivo de Água de Pau e foi direcionado para o escalão de benjamins.

Apesar de estar prevista a possibilidade de serem realizados jogos no Polidesportivo daquela freguesia, tal não veio a suceder devido às condições climatéricas instáveis neste dia. Assim, no pavilhão da Escola EBI de Água de Pau, as seis equipas realizaram o mesmo número de jogos, cada um com a duração de 30 minutos tendo decorrido entre as 9H30 e as 20H00, do dia de sábado. Todas as equipas marcaram golos festejando uns com os outros e com o público que acompanhou o evento, contribuindo para um ambiente de fair-play que reinou do primeiro ao último minuto de cada jogo. O Sporting Clube de Portugal (equipa B) foi a equipa que mais golos marcou, sendo a classificação seguida das equipas do Clube Desportivo Juventude da Candelária, Norte Crescente, Maia Clube dos Açores, Clube Desportivo Santa Clara/Cabouco FC e Grupo Desportivo Casa do Povo do Livramento

De acordo com a organização, a primeira edição do torneio teve um balanço positivo, estando já prevista a segunda edição para 2020. Na cerimónia de entrega de prémios, o vereador Câmara Municipal de Lagoa responsável pela área do desporto, Nelson Santos, destacou “o trabalho incansável da Associação Desportiva Cultural do Cabouco, com tão pouco tempo de vida enquanto clube, conseguiu mobilizar mais de uma centena de jovens entre os 9 e os 11 anos, que trouxeram com eles familiares e amigos, que formaram uma excelente moldura humana ao longo daquele dia não só no pavilhão mas também na freguesia”. Revelou, também, “a importância deste tipo de eventos para a dinamização do concelho de Lagoa, com uma aposta na modalidade do futsal e num escalão que é uma novidade”, deixando certo que, no que depender da autarquia, haverá interesse em dar continuidade ao projeto Lagoa Futsal Cup nos anos vindouros. Deixou, ainda, uma palavra de apreço às Juntas de Freguesias do Cabouco, Santa Cruz e Água de Pau, por se terem associado ao evento desde a primeira hora e contribuído de forma assinalável para o sucesso do mesmo.