Conferência «Vão com o Vento Sobre o leve, efémero ou invisível da Arte no Espaço Público» a 15 de dezembro

No âmbito do protocolo em vigor entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Fundação Serralves, vai realizar-se a 15 de dezembro, a partir das 10h00, no Auditório Municipal Natália Correia, uma conferência subordinada ao tema “Vão com o Vento Sobre o leve, efémero ou invisível da Arte no Espaço Público”.

O comissário da conferência é Samuel Silva (artista, professor e investigador) e os conferencistas são Gabriela Vaz Pinheiro (artista, professora e investigadora), João Fiadeiro (artista, coreógrafo, performer, professor e investigador) e Paulo Pires do Vale (professor, ensaísta e curador).

O verso “Vão com o vento” retirado do poema “A rua é das crianças”, de Ruy Belo, serve como imagem-síntese para pensar alguns modos de relação que as práticas artísticas atuais vêm ativando no espaço público.

Desta forma, se coloca no centro das atenções as representações artísticas que se destinam ao seu desaparecimento, que desejam o transitório, que habitam os subúrbios da visibilidade, que se esquivam ao peso da monumentalidade ou cuja existência depende da relação e envolvimento com o(s) outro(s). Das múltiplas dimensões do espaço comum cada um elegeu a impermanência e a volatilidade como condições operativas para a conferência.

Sendo assim, e após as boas vinda e a abertura institucional da referida conferência, a introdução estará a cargo de Samuel Silva, seguindo a intervenção de Gabriela Vaz Pinheiro e o debate, moderado por João Fiadeiro.

Às 14h00, o palestrante será Paulo Pires do Vale e o debate será moderado por Gabriela Vaz Pinheiro.

A finalizar a conferência “Vão com o Vento Sobre o leve, efémero ou invisível da Arte no Espaço Público”, às 15h30, intervirá João Fiadeiro, seguindo-se o debate moderado por Paulo Pires do Vale. O encerramento estará a cargo de Samuel Silva.

As inscrições podem ser feitas através do seguinte e-mail: [email protected].