Pub

AÇORES 9 TV EM DIRETO

O presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) disse hoje que a “sustentabilidade” das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) “está mais acautelada” nos Açores do que no continente, elogiando a atuação do Governo Regional.

Em declarações aos jornalistas após uma reunião com o presidente do executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) na sede da Presidência em Ponta Delgada, Lino Maia enalteceu a “cooperação” entre as instituições sociais e o Governo dos Açores.

“Nos Açores, está mais acautelada a sustentabilidade da IPSS do que noutras partes do país. Estão-se a dar passos para resolver esta situação, mas, de qualquer modo, nos Açores já se deram passos muitos importantes”, afirmou.

Lembrando que o Estado “não se pode eximir das responsabilidades” sociais, o presidente da CNIS elogiou as “experiências inovadoras dos Açores”, como o programa-piloto Novos Idosos (que prevê um apoio aos idosos no domicílio) que deveriam ser “replicadas em outras partes do país”.

“Aprecio muito especialmente uma experiência inovadora em concreto que está a ser implementada, com bastantes adesões, de apoiar os novos idosos evitando ou contrariando a institucionalização”, reforçou o padre Lino Maia.

José Manuel Bolieiro lembrou que o Governo dos Açores aumentou o valor-padrão por idoso institucionalizado e disse ser necessário valorizar “um envelhecimento cada vez mais ativo”.

“É também característica deste Governo [Regional] inovar em matéria social e de solidariedade, com um compromisso leal e transparente na relação financeira pela via contratual com as IPSS”, assinalou.

O número de pedidos de adesão ao projeto-piloto Novos Idosos, da responsabilidade da vice-presidência do Governo dos Açores, “já supera” as 100 vagas disponíveis nos dois concelhos onde a iniciativa arrancou, declarou à Lusa Artur Lima, a 30 de junho.

O vice-presidente do Governo dos Açores considerou então a adesão ao programa de “absolutamente excecional, sendo que o número de pedidos já supera o número de vagas”, no total de 100.

Pub