Teresa Salgueiro

A Igreja Matriz de Lagoa, em Santa Cruz, irá acolher, no dia 13 de maio, pelas 20h00, o momento musical “Cantata Mariana”, interpretado por Teresa Salgueiro. Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e da Junta de Freguesia de Santa Cruz.

Em 2023, comemoram-se os 150 anos da colocação da imagem devocional de Nossa Senhora do Rosário, no altar da Igreja Matriz de Lagoa. Esta imagem é padroeira da grande festa da Paróquia de Santa Cruz, que decorre no primeiro domingo de agosto, juntamente com a imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Igreja Matriz de Lagoa

Para assinalar esta efeméride, a Paróquia de Santa Cruz, através da Coleção Visitável da Matriz de Lagoa, preparou para o mês de maio um programa comemorativo constituído por três momentos: exposição, concerto e conferência.

No âmbito musical, Teresa Salgueiro (ex-vocalista dos Madredeus) regressa à Lagoa para interpretar a “Cantata Mariana”, celebrando as alegrias de Nossa Senhora, acompanhada pelo Coro do Conservatório Regional de Ponta Delgada e pelos músicos Nélson Almeida no acordeão de concerto e Sofia Queirós no contrabaixo.

O bilhete para o momento musical tem um custo de 5€, a partir dos 12 anos, e podem ser adquiridos no Arquivo/Sacristia da Igreja Matriz de Lagoa no seguinte horário: às terças e quintas-feiras (18h00-19h00), às sextas-feiras (9h00-12h00), ao sábado (18h30 e 20h00-20h30) e ao domingo (11h00 e 13h00-13h30).

Recorde-se que, esta não é a primeira vez que a artista nacional e internacional atua na Igreja Matriz de Lagoa, tendo vindo em 2017 protagonizar a “Oratória Cânticos da Tarde e da Manhã”, no âmbito da inauguração da Coleção Visitável da Matriz de Lagoa.

No âmbito da comemoração da efeméride, estará patente, até ao dia 31 de maio, na Igreja Matriz de Lagoa, a exposição temporária “Maria: a Senhora do Rosário. 1873-2023”. Esta mostra expositiva centra o tema na figura de Maria, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja, propondo uma (re)descoberta pela sua identidade, refletindo sobre a sua presença nas descrições da Bíblia, ao passo que, simultaneamente, contextualiza o culto mariano, desde a sua implantação até aos dias atuais, e a expressão artística do mesmo, através da iconografia associada a vários títulos honoríficos que lhe são atribuídos pela Igreja e pelo povo.

Relativamente ao terceiro momento, a conferência promovida pela Paróquia de Santa Cruz, em parceira com a Coleção Visitável da Matriz de Lagoa, será sobre a evangelização pela arte, na Igreja Matriz de Lagoa.