A Direção da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada/Associação Empresarial das Ilhas de S. Miguel e Santa Maria (CCIPD) foi surpreendida com o Despacho da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, hoje publicado em Jornal Oficial, que determina o encerramento dos Centros Ambientais na tarde de 5ª feira, na 6ª feira Santa e no Domingo de Páscoa.

Esta decisão é não só surpreendente, como incompreensível, numa ocasião em que a Região regista um significativo número de turistas, que se veem impossibilitados de aceder à visitação de locais emblemáticos e importantes em diversas ilhas.

O Governo Regional defende, e bem, a redução da sazonalidade como um dos grandes objetivos para o turismo, como ainda recentemente foi reforçado pela responsável do setor, sendo esta decisão contraditória com aquele objetivo.

Releva-se positivamente o facto de alguns museus, infelizmente só alguns, manterem os seus horários, situação que igualmente se verifica no acesso a algumas lagoas. Torna-se, por isso, mais incompreensível verificar-se a existência de decisões contraditórias consoante as respetivas tutelas.

Neste contexto, entende esta Câmara que o referido Despacho deveria ser revertido, bem como algumas decisões camarárias, relativamente a espaços museológicos.