Pub

Na sequência da conclusão da época desportiva 2019-2020, conforme Circular da Associação Regional de Vela dos Açores, e remetidas as classificações finais do Campeonato Regional da mesma época, após a realização das duas provas realizadas nas classes Optimist, Laser 4.7 e 420, o Clube Naval de Ponta Delgada sagrou-se campeão açoriano de vela ligeira de todas as classes em disputa.

Na classe Optimist o velejador André Âmbar dominou as duas provas realizadas, na Praia da Vitória e em Ponta Delgada, sagrando-se assim campeão regional com todo o mérito, após luta renhida com o outro atleta do Clube, Martim Mendes que ficou em 2º lugar. A velejadora Inês Ramos ficou no 4º lugar da geral, mas foi a 1ª classificada do sexo feminino no ranking regional. Nos 10 primeiros da classificação o velejador Miguel Medeiros alcançou a 9ª posição.

Em Laser 4.7 o domínio foi ainda mais saliente. Os atletas Eryk Sousa, Diogo Santos e Xavier Novo, preencheram conforme a ordem, todos os lugares do pódio. Foi um prémio merecido para todos, especialmente para o velejador Eryk Sousa que está no seu último ano de aprendizagem na classe.

Por fim em 420 a dupla Diogo Melo/Henrique Medeiros venceu todas as 11 regatas realizadas, não dando qualquer tipo de hipótese à concorrência, nomeadamente à outra dupla do CNPDL, Miguel Mendes/Inês Pavão que alcançou a o 3º posto da geral a somente um ponto da equipa segunda classificada.

Foi um ano atípico para a modalidade por força da pandemia da Covid 19, mas os atletas e treinadores do CNPDL estão de parabéns pelos excelentes resultados obtidos e apesar de não ter sido possível a realização da 3ª Prova do Campeonato Regional, agendada para os dias 29 de fevereiro e 01 de março, em Vila Franca do Campo, a vitória dos atletas do Clube não pode ser questionada, face à superioridade demonstrada nas duas provas que foram disputadas.

Resultante do ranking regional apurado e face à reabertura de realização de provas de vela ligeira em contexto devidamente assinalado, os atletas André Âmbar, Martim Mendes e Inês Ramos,representarão o Clube Naval de Ponta Delgada na 1ª PAN de Optimist, que tem lugar em Viana do castelo, nos próximos dias 22 a 26 de julho.

Pub