CMH dá voz aos jovens no Orçamento para 2019

A Câmara Municipal da Horta vai implementar, pela primeira vez, em 2019, o orçamento participativo jovem escolar. A medida, anunciada esta quarta-feira, pelo Presidente da Câmara Municipal da Horta, na abertura das IV Jornadas de Juventude Empreendedora, partiu de uma reflexão realizada pelos próprios jovens, através do Conselho Municipal para a Juventude, Ciência e Conhecimento.

Para José Leonardo Silva, o Orçamento Participativo Jovem Escolar”é um mecanismo de participação cidadã que confere aos jovens a possibilidade de apresentar propostas de investimentos que considerem importantes e que possam ter condições de serem executados pela Câmara Municipal”.

Para além daquela medida, foi, igualmente contemplado no Plano e Orçamento para 2019, sob proposta do Conselho Municipal para a Juventude, Ciência e Conhecimento, a realização de ações de sensibilização nas áreas do comércio, turismo, ambiente e da sustentabilidade.

Dirigindo-se a um vasto auditório de público jovem, José Leonardo Silva realçou a importância destas IV Jornadas “para que vejam, neste encontro, um desafio à vossa capacidade criativa e à capacidade de reflexão sobre o vosso próprio futuro, em termos profissionais”.

Referindo-se, por último, a algumas das politicas de juventude desenvolvidas pela autarquia, José Leonardo Silva destacou a importância da HLP Tech Fest enquanto evento “fundamental para a aquisição de formação na área das novas tecnologias onde os jovens revelam maior apetência”.

Já para o Diretor Regional da Juventude, Lúcio Rodrigues, esta iniciativa “é importante para que os nossos jovens tomem conhecimento do que está a ser feito na área do empreendedorismo, que é tão diversificado como rico.”

Por sua vez Carlos Viveiros, da AJIFA, sublinhou a pertinência que eventos desta natureza têm para os jovens que, muitas vezes, ainda não sabem o que fazer em relação ao seu futuro, quer escolar, quer profissional e podem ver na partilha destas experiências uma inspiração para o seu futuro.

Nos dois dias em que decorrem as jornadas serão apresentados vários projetos empreendedores em áreas tão diversas como o turismo, a arte, a literatura, o sonho, o artesanato, a gastronomia e a vida.

As IV Jornadas de Juventude Empreendedora, organizadas pela Câmara Municipal da Horta, em parceria com a Direção Regional da Juventude e a AJIFA, decorrem quarta e quinta-feira, no Teatro Faialense, na Escola Profissional da Horta e na Escola Secundária Manuel de Arriaga alusivas ao tema “Passar do sonho à realidade”.