Fotos: Hélder Cruz / Fgp
Pub

Decorreu este fim-de-semana, em Águeda, os Campeonatos Nacionais de Ginástica Aeróbica em todas as divisões.

Com a presença dos melhores ginastas portugueses da actualidade, o Clube de Actividades Gímnicas de Ponta Delgada conquistou 28 pódios, arrecadando 25 títulos nacionais (4 por equipas).

Na Divisão Elite, onde apenas os ginastas de Seleção Nacional e com mínimos nacionais poderão competir, as seis categorias onde participaram ginastas do CAGPD, foram ganhas pelos açorianos: Rui Cansado, alcança a nota mais alta do Campeonato Nacional com 21,050 pontos na categoria de Individual Masculino. No escalão júnior, Leonor Januário (individual feminino), Tiago Pinheiro (individual masculino), Pinheiro/Oliveira (Par Misto), Rocha/Januário/Pinheiro (Trio), e, Macedo/Januário/Rocha/Pinheiro/Oliveira (Grupo). Ainda na categoria de individual feminino, Letícia Oliveira sobe ao 3º lugar do pódio.

Enquanto a divisão Elite é reservada apenas para os escalões júnior e sénior, a primeira divisão engloba todos os escalões. No total foram mais sete títulos de campeões nacionais. No escalão junior, Joaquim Menezes; no escalão juvenil, Manuel Resendes, Par Misto Resendes/Cymbron e o grupo constituído por Alves, Amaral, Pires, Cymbron, Moutinho; no escalão iniciado, ouro para Martim Medeiros, par misto Medeiros/Moura e grupo Medeiros/Goes/Monteiro/ Rego/Moura. De salientar ainda a medalha de prata de Matilde Cymbron, e dos trios Resendes/Cymbron/Alves (juvenil) e Moura/Machado/Rego (iniciado). Maria Inês Rego alcança ainda o bronze em individual feminino no escalão iniciado.

No Campeonato Nacional de divisão Base, foram 8 os títulos de campeões nacionais:

No escalão sénior, Duarte Mota (Individual masculino), no escalão júnior Leonor Almeida (individual feminino), Medeiros/Moniz (par), Almeida/ Medeiros/Moniz (trio), no escalão juvenil, João Medeiros (Individual), Ferreira/Cordeiro/Cabral (trio), Reis/Silveira/ Ferreira/Cordeiro/Cabral (grupo) e Peres/Reis/Resendes/ Silveira/ Ferreira/Cordeiro/Cabral (Aerodance). Em individual feminino júnior prata e bronze para Sofia Moniz e Matilde Medeiros. Em trio do escalão juvenil são vice-campeãs Silveira/Amaral/Reis.

O CAGPD ganha por equipas (soma de 4 notas de 4 diferentes categorias) em todos os escalões em que competiu: júnior (elite/1ª divisão), juvenil (1ªDiv e base) e iniciado (1ª divisão).

O Campeonato Nacional de 1ª Divisão e de Elite foi também o terceiro momento de observação da Federação de Ginástica de Portugal para a seleção da equipa que competirá no Campeonato do Mundo no próximo mês de Junho em Guimarães.

Pub