Pub

A Semana Europeia do Desporto, que se realiza de 23 a 30 de setembro em todas as ilhas dos Açores, “dá a oportunidade de todos os açorianos começarem a habituar-se cada vez mais à prática da atividade física”, declarou o Secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses.

O governante, que falava na marina da Horta, em conferência de imprensa, apresentou a 8.ª edição da Semana Europeia do Desporto como exemplo de “um dos maiores movimentos mundiais que pretende assinalar a importância da prática da atividade física e desportiva para todos e ao longo da vida”.

Neste sentido, o titular da pasta do Desporto na Região sublinhou que é fundamental a promoção de todas as atividades que estejam ao nosso alcance “para que se torne mais fácil e natural a atividade física no dia a dia”, independentemente da idade e das aptidões de cada pessoa.

“Sejam novos ou menos novos, quer estejam em contexto familiar, laboral, escolar ou social, o importante é que introduzam a atividade física nas suas vidas”, frisou.

Assim, e considerando a excelência da natureza e do mar dos Açores, o Secretário Regional da Saúde e Desporto enalteceu as mais valias e os benefícios da atividade física que, também, pode ser praticada em contexto náutico “num cenário único e esplêndido”.

“Falamos muito no mar dos Açores, mas falamos a partir de terra. Quisemos falar do mar no mar e demonstrar que é possível termos esta vivência ao mesmo tempo que potenciamos algo único na perspetiva de capacitar a nossa vontade de praticar atividade física”, afirmou Clélio Meneses.

“Os Açores têm as melhores pistas naturais do mundo: as nossas baías, o nosso mar, as nossas costas são espaços de excelência para a prática de desportos náuticos como natação em águas abertas, remo, botes baleeiros que é algo que também nos identifica”, exemplificou.

Também o Diretor Regional do Desporto, Luís Carlos Couto, salientou as oportunidades que esta iniciativa integra na perspetiva de “um dia os Açores serem o maior clube da Região em paralelo com o desporto escolar”.

“Só assim é que iremos conseguir no desporto de rendimento ter a qualidade necessária para podermos estar em qualquer cenário desportivo a promover a participação competitiva ao nível dos outros”, adiantou Luís Carlos Couto.

“Portanto, é na base, na massificação, que nós queremos efetivamente ter uma enorme intervenção e que dessa intervenção possa surgir a qualidade que tanto desejamos”, acrescentou.

A Semana Europeia do Desporto, que tem a coordenação nacional a cargo do Instituto Português do Desporto e Juventude – IPDJ e nos Açores da Direção Regional do Desporto pelo segundo ano consecutivo, contou em 2021 com a participação de cerca de 23 mil açorianos em todas as ilhas da Região, o que corresponde a 10% da população.

O momento das intervenções foi precedido pela apresentação de um vídeo promocional da Semana Europeia do Desporto nos Açores intitulado “Açores, o Melhor Estádio do Mundo!”

Pub