Cidade da Horta recebe cinco regatas internacionais em 2019

São cinco as regatas internacionais que, durante este ano de 2019, aportam à cidade da Horta e a primeira, oriunda de Guadalupe chega ao Faial já apartir de 30 de março.

O calendário das regatas foi apresentado esta manhã nos Paços do Município pela Comissão Náutica Municipal.

A posição da Horta no mundo das regatas internacionais é algo que nos deve orgulhar a todos”, afirmou José Leonardo Silva, Presidente da autarquia e da comissão náutica, na ocasião, realçando ainda o papel dos parceiros nesta matéria “sem parceiros não conseguimos atingir os nossos objetivos. É este o caminho que temos de percorrer em relação ao futuro e para que isso possa acontecer o apoio dos parceiros é fundamental”.

José Leonardo Silva considerou ainda que ao trazer estes eventos internacionais à ilha, está-se a fazer uma “forte promoção não só da Horta, não só do Faial e da nossa Baía, mas também dos Açores”.

Neste sentido o autarca e a comissão estão a trabalhar para que a Horta “seja o centro de todas as políticas” no que às várias vertentes, da náutica, nomeadamente da vela de cruzeiro diz respeito.

José Leonardo Silva destacou ainda o Canal de Informação e promoção o “Horta Nautic”, destacando ainda o trabalho que a CNMH tem desenvolvido e está a desenvolver no âmbito da promoção do Faial e dos Açores no mundo da vela internacional.

Também José Decq Mota, presidente do Clube Naval da Horta, salientou o papel que a Horta tem no turismo náutico. “Nestes últimos anos conseguimos colocar a Horta no panorama da vela competitiva internacional e isso é imensamente importante, quer para a valorização do mar dos Açores como do Porto da Horta”, disse o responsável do Naval da Horta para quem “ainda há passos a dar porque temos condições ímpares nesta matéria”.
Coube a Armando Castro a apresentação técnica das quatro provas que virão ao Faial: a Le Défi Atlantique – Class40 no percurso Guadalupe- Horta- La Rochelle. Trata-se de uma nova corrida proposta pela Grand Pavois Organization com o apoio da Class40 e da Federação Francesa de Vela. Parte a 23 de março de Guadalupe e os veleiros desta prova devem chegar a 30 de março e zarpar a 8 de abril da Horta. Estão previstos 15 veleiros.

A Regata Internacional ARC Europe, sai de St George’s, Bermuda, a 15 de maio, rumo ao Faial. Os primeiros barcos estão previstos chegar a 30 de maio. Estão inscritas 30 embarcações. A 5 de junho os barcos saem da Horta.

A regata internacional de Les Sables-Les Açores-Les Sables sai do porto francês a 29 de junho e estima-se chegar ao Faial a 6 de julho, partindo os veleiros na sua viagem de regresso a Les Sables a 12 de julho.

Entre os dias 1 e 3 de agosto chega ao Faial a Regata Douarnenez/Horta/Douarnenez IRC que sai de França a 26 de julho.

Nos mesmos dias é esperada a frota da classe Fígaro da Regata Douarnenez/Horta/Douarnenez. São esperados entre 15 a 18 barcos nesta classe.