O deputado do Chega/Açores, José Pacheco, defendeu hoje um apoio suplementar para os cuidadores de pessoas portadoras de deficiência, questionando o Governo Regional sobre o que se tem feito nesta área.
Num requerimento enviado ao parlamento dos Açores, o Chega/Açores defende “um apoio suplementar a todos quantos cuidam de uma pessoa portadora de deficiência”, salientando que estes cuidadores “não o fazem por opção, mas sim por uma necessidade do seu familiar incapacitado”.
José Pacheco, citado em nota de imprensa, questiona o que tem sido feito pelo Governo Regional, em termos de apoios, em relação às pessoas portadoras de deficiência e seus cuidadores.
O deputado considera que o Estado deve acautelar que tanto as pessoas com deficiência como os seus cuidadores têm “condições de vida dignas e que permitam uma melhor qualidade de vida dentro das limitações que vivem”.
O parlamentar pretende saber se o Governo está a ponderar criar novas formas de apoio ou um apoio suplementar “para melhorar a qualidade de vida” de quem vive com uma deficiência e respetivas famílias.
“Para os cuidadores de pessoas com deficiência que não o são a tempo inteiro, existe algum apoio suplementar”, questiona ainda José Pacheco.
O deputado do Chega no parlamento dos Açores quer também saber se existem apoios distintos para os portadores de deficiência e para os seus cuidadores, mediante graus de deficiência diferenciados quanto à autonomia de cada cidadão.
Na nota, o deputado sublinha que nos Açores existem “muitas famílias com pessoas com deficiência a cargo”, o que obriga “a uma maior dedicação” e conduz a que “não possam exercer qualquer atividade profissional e, consequentemente, não aufiram rendimento”.