Cerâmica sustentável com o ceramista João Carqueijeiro na Olaria Museu

O workshop de “Cerâmica sustentável”, com o ceramista João Carqueijeiro, teve início na sexta-feira, dia 30 de março, na Olaria Museu “Mestre António Batata”, na freguesia de São Pedro, contando com mais de 30 participantes, que estão a utilizar matérias-primas da ilha de São Miguel para produzir uma peça coletiva (um mural).

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, através do Museu Municipal, desenvolve-se até à próxima quarta-feira, 4 de abril, estando a população convidada a assistir ao decorrer dos trabalhos e a conhecer os módulos produzidos.

No início do workshop, a Vereador do Município com o pelouro da Cultura, Nélia Alves-Guimarães, desafiou os participantes a se inspirarem no tema “o mar” e afirmou que “a nossa história e o nosso passado constituem a nossa identidade cultural e como vila-franquenses a olaria faz parte desta identidade”.

“Continuar este trabalho numa perspetiva de rever o nosso passado é de facto contribuir para a compreensão de quem somos”, acrescentou, aproveitando ainda a ocasião para agradecer a disponibilidade do ceramista João Carqueijeiro vir ao Concelho, o que engrandeceu a iniciativa.

Por sua vez, o ceramista explicou aos participantes que matérias-primas estão acessíveis localmente e as suas caraterísticas.

Neste caso, estão a trabalhar com uma argila muito pouco plástica, “mas possível de se trabalhar”, adicionando uma espécie de chamote, uma pedra triturada mais escura e outra de tom avermelhado.
Os trabalhos arrancaram com a definição dos módulos e a preparação dos materiais e barros, bem como o inicio da construção dos módulos e a modelação, por lastras e relevos.

O workshop prossegue nos próximos dias 2 a 4 de abril (segunda a quarta-feira), com a continuação dos trabalhos de modelação dos módulos da escultura, o controle de secagem, os acabamentos e a aplicação da cor, bem como a cozedura dos módulos e posterior montagem para visualização da obra finalizada.