O Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada vai inaugurar, no próximo dia 27 de julho, às 18h30, a exposição ‘A Natureza da Ausência. Obras da Coleção de Arte Contemporânea da Fundação Altice’.

A mostra conta com curadoria de Adelaide Duarte e, resultando da parceria entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Fundação Altice, reúne um total de 24 obras que poderão ser apreciadas pelo público até 30 de setembro.

A exposição apresenta trabalhos de pintura, desenho, fotografia e escultura, tendo por objetivo promover e divulgar obras da cena artística contemporânea no concelho de Ponta Delgada.

Conforme pode ser lido no texto curatorial de Adelaide Duarte, ‘A Natureza da Ausência’ é constituída por trabalhos de “artistas de gerações distintas e com preocupações estéticas diversas, muitos dos quais com um percurso reconhecido no sistema da arte português”.

Da exposição fazem, portanto, parte obras de Ana Vieira, Joaquim Bravo, Álvaro Lapa, Rui Toscano, Vitor Pomar, Michael Biberstein, Augusto Alves da Silva, Eduardo Batarda, António Palolo, Pedro Casqueiro, Xana, Pedro Proença, Jorge Queiroz, Pedro Tudela e Martinha Maia.

Em resultado, quem visitar o Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada a partir da próxima quinta-feira, vai poder aceder a uma exposição que confronta obras de diferentes expressões artísticas, numa cronologia que dista dos anos 1970 ao início dos anos 2000.

Para o Presidente do Município, a exposição ‘A Natureza da Ausência’ “enriquece a oferta cultural de Ponta Delgada”, sendo também reflexo do compromisso da autarquia “em manter permanentemente uma relação cultural e artística com a comunidade”.

“A relação de cooperação institucional mantida entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Fundação Altice contempla vários domínios, sempre de olhos postos no desenvolvimento local, no reforço da identidade cultural e na melhoria da qualidade de vida das populações”, sublinha Pedro Nascimento Cabral, felicitando todos os envolvidos na produção da exposição e fazendo votos que o público venha a acolhê-la como um “contributo efetivo para a interpretação do mundo contemporâneo”.

Refira-se que ‘A Natureza da Ausência’ apresenta ainda uma vertente inclusiva, pelo que, à entrada do Centro Municipal de Cultura, será disponibilizado um QR CODE que permitirá aos visitantes descarregar a aplicação móvel da Fundação Altice e aceder a uma visita guiada vocacionada para cegos, surdos, adultos, crianças e em língua Inglesa.

PUB