PUB
Por José Araújo

Realizou-se nos dias 21 e 22 de outubro, no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara em Ponta Delgada, o Açores Summit de Fitness, inserido na Plataforma Regional da Portugal Activo.

Este evento foi presidido pela Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, pelo Diretor Regional do Desporto Luís Carlos Couto e o pelo Presidente da Associação de Clubes de Fitness & Saúde, José Carlos Reis.

PUB

Para além de formação creditada, teve também a apresentação dos parceiros da Portugal Activo e um resumo das atividades desenvolvidas pela Plataforma Regional e projetos futuros.

O Diretor Regional do Deporto, Carlos Couto, enalteceu a organização deste evento e deu a conhecer aos presentes, que a Região também já trabalha na promoção da atividade física num programa do zero aos Jogos Olímpicos e nas escolinhas do desporto, numa ocupação dos tempos livres com mobilidade.

O presidente da Associação de Clubes de Fitness & Saúde José Carlos Reis, elogiou a abertura da Região na promoção da atividade física saudável e alertou que os Açores podiam ser os pioneiros em Portugal em baixar o IVA que neste momento está em 23%, pois em tempos era bem mais baixo. Esta baixa tem como objetivo uma melhor aderência das pessoas e ginásios com benefícios para a saúde e para a Região Autónoma dos Açores.

José Carlos Reis, deu a conhecer aos presentes a Revista Portugal Activo e enalteceu a participação dos Portugueses na participação em 412 eventos na Semana Europeia do Desporto, com cerca de 105 mil participantes de 287 clubes.

A indústria do Fitness tem aumentado no número de ginásios, praticantes, faturação, número de instrutores FTE, número de staff FTE e já com uma taxa de penetração de 5,8%. O presidente da Associação de Clubes de Fitness & Saúde, recordou ainda que Portugal “gasta” cerca de 10% do PIB na saúde e estima-se que o gasto total com saúde cresça a uma taxa anual de 4,7% de 2021 a 2025.

A inatividade Física, custa diretamente 1.000 milhões de euros ao sistema de saúde português, em que 632 milhões de euros são suportados pelo sistema público.

Citando o Eurobarómetro Portugal – Desporto e Atividade Física de 2022, relativamente aos índices de atividade física e desporto dos portugueses, e as conclusões não podiam ser mais preocupantes.

Segundo os dados publicados no quinto relatório dedicado ao tema, 73% dos portugueses dizem nunca se exercitar ou praticar desporto, com mais 5% a fazê-lo apenas “raramente”, mais do que os que o fazem “regularmente”, 4%. “Com alguma regularidade” é a resposta de 18% dos portugueses inquiridos.

Os dados são particularmente graves no país, que tem a mais alta taxa dos países europeus abrangidos pelo estudo, seguido pela Grécia (68%) e pela Polónia (65%).

Poderá consultar os resultados completos do inquérito em https://www.portugalactivo.pt/sites/default/files/documentos_publicos/eu

Neste evento Pedro Medeiros, formado em Aconselhamento Alimentar, formador TEEF, na área de Coluna Vertebral, preparador físico de basquetebol, criador do conceito em “Sessões de aconselhamento em Saúde” e autor de vários livros, “A Bíblia do Treinador Pessoal”, “Pela Sua Saúde”, entre outros. Foram abordados os temas do treino da correção postural e treino funcional com PowerPoint explicativo das diferentes fases.

Telma Gonçalves formadora pertencente ao Grupo Academy, apresentou aos participantes as três chaves de crescimento dos negócios de Fitness e a angariação, retenção e uspett de clientes de PT nos ginásios.

A FFIT TECH o parceiro ideal para o seu ginásio, na pessoa de António Estanqueiro, apresentou a sua marca em equipamentos muito úteis no dia-a-dia do Fitness.

Outro parceiro do Portugal Activo, Rui Torres, criador de projetos, patenteou a necessidade da criação de bom projeto para cada ginásio para o sucesso.

Pub