Pub

O CDS pretende, em primeiro lugar, dar uma palavra de agradecimento e de reconhecimento aos milhares de profissionais de saúde que têm feito um combate implacável à covid-19.

Para o CDS, os profissionais de saúde são heróis e a população açoriana tem se distinguido pela responsabilidade evidenciada nos últimos dois anos de pandemia.

O CDS quer reconhecer e assinalar o extraordinário exemplo seguido pelo HDES, uma vez que têm desenvolvido um trabalho de adaptação permanente face ao evoluir da pandemia. O seu Conselho de Administração e os seus profissionais têm sido incansáveis na proteção da população açoriana pelas medidas de assistência adotadas até aqui.

Esta fase da pandemia requer muita atenção e exige, da parte de todos os intervenientes públicos, um sentido de responsabilidade ainda mais apurado.

Nesse sentido, o deputado do CDS Rui Martins referiu que importa garantir o seguinte:

– Intensificar a articulação entre os três hospitais da Região, na definição de práticas a adotar e de medidas de assistência à população, seguindo, aliás, o excelente exemplo do HDES.

– Reforçar a testagem, promovendo-se, sempre que possível, Casas Abertas para esse fim, como fez preventivamente a Unidade de Saúde de Ilha da Terceira, ou assegurar que o stock de testes antigénio nas farmácias não se esgota a cada pico pandémico.

– Apostar em campanhas de sensibilização para a importância da vacinação, incentivando a toma da 3ª dose da vacina.

– Garantir maior previsibilidade na definição e aplicação de novas medidas restritivas, pelo Governo Regional.

– Avaliar a possibilidade, tal como proposto há dois anos atrás, do Serviço de Proteção Civil Regional dos Açores criar um hospital de campanha, caso a evolução dos casos de covid-19 assim o exijam.

Pub