Cátia Sousa presente no arranque das assembleias participativas escolares

A vereadora da Câmara da Ribeira Grande, Cátia Sousa, marcou presença no arranque das assembleias participativas escolares, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem – Projetos Escolares, evento que teve lugar na escola básica/integrada da Maia.

“As assembleias participativas são um momento importante de esclarecimento dos alunos em relação aos projetos que podem apresentar e como podem fazê-lo”, vincando também Cátia Sousa que a “adesão dos jovens contribui para a promoção da participação na elaboração do orçamento municipal.”

As assembleias participativas escolares vão percorrer até 24 de outubro as escolas do concelho. “É através da ligação entre a autarquia e os nossos jovens que se reforçam mecanismos que permitem adequar as políticas públicas municipais às necessidades que os alunos encontram no dia-a-dia, fomentando a participação deles no processo de tomada de decisões”, acrescentou Cátia Sousa.

Para além das assembleias participativas escolares, vão decorrer também as assembleias participativas concelhias. A primeira é já hoje, em Rabo de Peixe, no centro comunitário e de juventude, a segunda será quinta-feira, no mercado municipal da Ribeira Grande e a última está agendada para dia 21, no auditório do Museu do Tabaco da Maia, todas às 19.30 horas.

Orçado em 100 mil euros, o Orçamento Participativo Jovem contempla 55 mil euros para o concelhio e os restantes 45 mil euros serão repartidos igualmente pelos projetos vencedores a nível escolar. As áreas de intervenção definidas são infraestruturas de apoio às políticas de juventude, educação/formação, cultura, ambiente e saúde.

Posteriormente, de 11 a 22 de novembro, terá lugar a análise técnica das propostas, notificação aos proponentes (até 29 de novembro) e anúncio público dos projetos (até 31 de dezembro).