Casa da Água Trail Point com 1000 visitas

A Casa da Água Trail Point, situada no lugar dos Remédios, freguesia de Santa Cruz, concelho de Lagoa, assinalou hoje a visita número 1000. A autarquia lagoense quis destacar esta marca, tendo atribuído um certificado e um kit de merchandising a Sara Vieira, residente em São Miguel há 17 anos, como forma de reconhecimento pela sua passagem pela Casa da Água.

Na ocasião, estiveram presentes o vereador da área do Turismo e Desporto da Câmara Municipal de Lagoa, Nelson Santos, o representante do CALAG – Clube de Atletismo da Escola Preparatória da Lagoa e patrono do Casa da Água, Luís Guimarães, e o responsável pela gestão do departamento técnico de aprovisionamento da empresa Fromageries BEL, Rui Calouro.

A Casa da Água Trail Point, inaugurada a 4 de junho de 2018, é fruto da proposta vencedora da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem de Lagoa de 2016, proposta da autoria do CALAG e que contou com a colaboração da Fromageries BEL, através da cedência do espaço à autarquia em regime de comodato.

A intervenção efetuada pela autarquia, consistiu na execução de uma nova instalação elétrica, dotando o espaço de rede wi-fi e central meteorológica, procedendo, ainda, à reparação de paredes, pavimento e pinturas. A autarquia dotou, assim, o edifício do conforto necessário para quem o visita, não descurando a informação para a rede integrada de trilhos “Rota da Água”. O espaço possui, adicionalmente, uma zona de descanso numa varanda exterior para contemplação, um espaço de informação ambiental, estacionamento de bicicletas, disponibilidade de água para enchimento público de garrafas e internet.

Apesar da maioria dos visitantes serem residentes na ilha de São Miguel, a Casa da Água conta também com turistas de várias nacionalidades, como alemães, franceses, espanhóis e americanos. Alguns dos números apontados nos dados estatísticos efetuados pela autarquia referem-se, também, a pessoas que se deslocam ao Trail Point para participar em eventos, como atividades desportivas, workshops e apresentações.

De acordo com o vereador da autarquia de Lagoa, “a Casa da Água apresenta uma dinâmica própria, estando a evoluir de forma consistente. Comprova-o a afluência crescente ao longo da sua existência, com os eventos temáticos a representarem 32% do seu volume de acessos. Recorde-se a apresentação dos trilhos homologados, do projeto de segurança dos trilhos, do projeto AGIR, da celebração do Dia da Água, a peregrinação a Compostela e, no próximo fim de semana, do workshop de escalada. Em curso está a sua certificação, pelo Governo Regional, enquanto parceiro dos parques naturais dos Açores, e a sua remodelação e beneficiação do parque de estacionamento e estruturas de apoio”.
“Para o ano de 2020, trabalharemos no sentido de dotar o concelho de Lagoa de trilhos pedestres homologados em todas as freguesias, unindo o concelho em rotas desde os 0 metros aos 947 metros. Sem dúvida, mais que um logotipo, é um lema que conduz toda a atividade do desporto municipal. Trabalharemos, ainda, no sentido de promover o turismo inclusivo com a disponibilização de meios e recursos que possibilitem a portadores de mobilidade reduzida acederem a partes do trilho mais visitado do nosso concelho, a Janela do Inferno”, revelou Nelson Santos.