Membros do XIII Governo Regional | Da esquerda para a direita: Alonso Migel, António Ventura, Joaquim Bastos e Silva, Artur Lima, José Manuel Bolieiro, Carolina Mendonça, Mário Mota Borges, Sofia Ribeiro, Manuel São João, Duarte Freitas e Pedro de Faria e Castro
Pub

Para Bolieiro, em matéria de sustentabilidade ambiental, “o legado dos Açores é uma referência mundial e não é apenas por sê-lo, é-o também por ser reconhecido mundialmente”.

O líder do executivo açoriano, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, intervinha na noite de quinta-feira, na Horta, no final da assinatura da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores por parte dos membros do Governo Regional, iniciativa integrada nas comemorações do Dia Mundial do Turismo.

José Manuel Bolieiro, citado em comunicado, afirmou que os Açores têm “uma política de sustentabilidade afirmada, um plano de ação de sustentabilidade no desenvolvimento”, tendo defendido que “também estão a ser dados passos noutras áreas e haver um percurso progressivo de sustentabilidade social, económica e também cultural”.

O secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, que também interveio na cerimónia, disse que “os Açores têm vindo a consolidar o seu posicionamento como destino turístico de Natureza, cada vez mais associado a uma imagem idílica, acolhedora e sustentável”.

“São forças diferenciadoras que nos trazem grandes benefícios, mas também grande responsabilidade. É, por tudo isso, que reafirmamos hoje o nosso papel liderante no desenvolvimento do turismo sustentável”, frisou.

O documento assinado na quinta-feira assume o compromisso para com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, declarados pelas Nações Unidas, e com a sustentabilidade do destino turístico Açores.

A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia e conta já com 155 entidades subscritoras, com mais de 600 compromissos alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a alcançar.

Recorde-se que esta semana, os Açores receberam o auditor da ‘EarthCheck’, entidade certificada pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC), no âmbito do processo de renovação da certificação nível Prata como Destino Turístico Sustentável.

 

Pub