A Ribeira Grande “vestiu-se” de gala para a 30ª edição do “Cantar as Estrelas”, que contou com o maior número de sempre de grupos e participantes, cantando cânticos em sua honra.
A reabilitação desta tradição secular da Ribeira Grande, teve no seu antigo presidente António Pedro Costa, na altura responsável pelo Executivo Camarário em 1994. Inspirado na tradição de Rabo de Peixe, sua terra-natal, António Pedro Costa e seu Executivo Camarário decidiram organizar a festa, recuperando, assim, um costume tão antigo, em que Nossa Senhora da Estrela era Padroeira do Município da Ribeira Grande.
A primeira edição contou com a participação dos grupos corais das paróquias do concelho da Ribeira Grande, com 12 grupos típicos a participar no desfile, mas também com a charanga dos Bombeiros Voluntários, os Escuteiros, duas filarmónicas, a Associação Equestre Micaelense, a Academia de Música da Ribeira Grande, ranchos folclóricos do concelho e uma carruagem com a rainha do cortejo e as suas princesas.
O culto a Nossa Senhora da Estrela está tradicionalmente associado às boas sementeiras e pescarias, pelo que os cânticos às estrelas são muito diversificados, tendo apenas em comum a devoção a Nossa Senhora. Pelas ruas as vozes dos grupos ecoam no silêncio da noite, e as casas e estabelecimentos comerciais recebem a visita dos cantadores que são depois presenteados pelos donos das casas com “calzinhos” de vinho abafado ou anis caseiro, entre outras iguarias, em troca de uma cantoria particular.
O Presidente da Camara Municipal da Ribeira Grande teve como convidados de honra o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Luís Garcia entre outras entidades.
O Município da Ribeira Grande não tem esquecido as tradições da Costa Norte e de São Miguel, apelando à modernidade, por forma a criar novas oportunidades para o concelho, não perdendo a identidade local.
Foi “bonito” ver grupos com mais de 50 participantes, numa franca manifestação cultural da Ribeira Grande e que cada vez mais junta os mais velhos aos mais novos, permitindo que os jovens se sintam parte das tradições da nossa terra.
Este ano o “Cantar às Estrelas teve a participação de 35 grupos juntando mais de 1000 participantes, vindos na sua maioria do concelho da Ribeira Grande, de Vila Franca do Campo e da freguesia de Candelária concelho de Ponta Delgada. Muito embora a noite estivesse fria, não afastou o público de cantar e aplaudir cada grupo que se apresentava ao presidente do munícipe.
A concentração dos grupos foi na Rua de São Francisco, perto do Museu Vivo do Franciscanismo e Centro de Saúde da Ribeira Grande. Os grupos depois desfilam pela Rua Direita, atuando, individualmente, no Largo Hintze Ribeiro (em frente à Câmara Municipal.
Assim, transcrevendo as quadras dedicadas ao presidente da Câmara Municipal, pelo Grupo da Freguesia da Matriz da Ribeira Grande, que gentilmente nos cedeu:
Ó Senhora da Estrela,
É para Ti este cantar.
És a estrela mais bela,
Pousa em mim o teu olhar.
Refrão
Ó Senhora da Estrela
És nossas Mãe, Rainha do Céu
Ó Senhora da Estrela
Ampara teus filhos com o teu véu.
II
Ao Senhor presidente,
Vimos cantar com alegria.
Tenha sempre presente,
Que este Povo em si confia.
III
A Matriz está cantando,
Para louvar e bendizer
Estamos desejando,
Boa saúde e bom viver.
Fonte: https://agendacores.pt/6-curiosidades-cantarasestrelas-ribeira-grande/