“Canta Brasil” e “Bombocas” cabeças de cartaz do Festival Bom Porto

A festa em honra de São Pedro Gonçalves Telmo irá decorrer entre os dias 20 e 23 de junho, no Porto dos Carneiros, na cidade de Lagoa, onde “Canta Brasil” e “Bombocas” serão cabeças de cartaz.

Além da tradicional componente religiosa, gastronómica e musical, a vertente desportiva também marcará presença com diversas atividades náuticas. Como novidade para este ano, haverá uma Feira de Produtos Locais, promovida pela Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) e uma degustação do pastel de raia, um produto gastronómico confecionado pela Escola de Hotelaria e Formação Turística de Ponta Delgada.

Há mais de 10 anos que, os pescadores da cidade de Lagoa e a Câmara Municipal de Lagoa organizam diversas atividades dirigidas a toda a população.

Assim, o festival terá início no feriado do dia 20 de junho, quinta-feira, com a inauguração da exposição fotográfica “Além do Azul”, da autoria de Marcelo Borges, e a abertura da Feira de Produtos Locais, promovida pela Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD). Nesse dia, os visitantes poderão ainda fazer uma degustação do pastel de raia, uma iguaria confecionada pelos alunos da Escola de Hotelaria e Formação Turística de Ponta Delgada.

No dia 21, sexta-feira, a Festa continua com a abertura da feira de produtos locais será pelas 19 horas, sendo, posteriormente, apresentado o projeto “Pesca na Ilha”, promovido pela Direção Regional das Pescas. A noite será animada com a atuação do rancho folclórico “Grujola” e do grupo local “Filhos da Terra”.

No dia 22, sábado, entre as 10H00 e 17H00, a organização tem preparadas várias atividades náuticas, como canoagem e stand up paddel, no Porto dos Carneiros, com a colaboração do Clube Náutico de Lagoa.

Os Agrupamentos de Escuteiros de Santa Cruz e do Cabouco, assim como no ano anterior, farão a abertura oficial, pelas 20H30, do Festival de Caldeiradas de Peixe, onde variadas caldeiradas estarão representadas por associações de pescadores de várias ilhas açorianas. Posteriormente, a noite será animada pelo grupo musical Pedro Estrela, pelo artista Nuno Martins e encerra com a atuação das “Bombocas”.

O domingo, dia 23, inicia com a habitual missa em honra de S. Pedro Gonçalves Telmo, seguida de procissão e cortejo marítimo. Será, depois, servido um churrasco a toda a comunidade presente. Entre as 14 e as 18 horas, haverão passeios gratuitos de barco pela costa sul da ilha, com partida do Porto dos Carneiros até ao Porto da Caloura. A feira de produtos locais estará aberta toda a tarde. A partir das 15 horas, as crianças poderão contar com a animação infantil, com um touro mecânico, insufláveis, e atelier pedagógico sobre atividade piscatória, pinturas faciais e modelagem de balões.

O festival Lagoa Bom Porto termina com uma noite animada pelo Grupo Som do Vento, que atuará pelas 21 horas, e a conhecida banda brasileira “Canta Brasil”, com início previsto para as 22 horas.

Para a Câmara Municipal de Lagoa, esta é uma iniciativa que tem mobilizado um crescente número de visitantes ao Porto dos Carneiros, na cidade de Lagoa, para participarem nestas festividades que, ano para ano, têm ganho uma relevância cada vez maior, sendo considerada já uma das grandes festas da cidade, nomeadamente por ter um ritual próprio e diversificado e que promove a Lagoa turisticamente.