Câmara prepara concurso para requalificação da estrada que liga a Maia à Lombinha da Maia

A Câmara da Ribeira Grande está em condições de avançar com os trâmites legais tendentes ao lançamento do concurso público para a empreitada de requalificação do caminho municipal 519 (estrada que liga a Maia à Lombinha da Maia), traçado que não oferece condições de segurança em virtude das derrocadas que ali se têm verificado ao longo dos últimos anos, principalmente quando chove com maior intensidade.

O anúncio foi feito pelo presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, durante a sessão pública de apresentação do projeto de requalificação do traçado e recolha de contributos por parte dos munícipes, evento que teve lugar na junta de freguesia da Maia e que contou com as presenças do presidente da junta, Jaime Rita, bem como do vereador Carlos Anselmo.

“Vamos avançar de imediato com o concurso público para a empreitada de consolidação dos taludes”, revelou Alexandre Gaudêncio perante uma plateia interessada. A primeira fase da obra está orçada em cerca de 500 mil euros e tem um prazo de execução de seis meses.

A estabilização dos taludes é “uma obra fundamental em termos de segurança da rodovia”, explicou o edil, assegurando que “assim que a primeira fase estiver praticamente concluída estaremos em condições de iniciar o procedimento para a segunda fase da empreitada.”

Esta contempla o alargamento da via com duas faixas de rodagem com 2,5 metros cada e passeio a norte da via com 1,20 metros. Esta intervenção está orçada em cerca de 800 mil euros e vai reforçar os níveis de segurança ao nível da circulação rodoviária e pedonal.

A Câmara da Ribeira Grande dá mais um passo determinante na salvaguarda de pessoas e bens que utilizam o caminho municipal 519, concretizando uma obra que vai ao encontro das reivindicações da população local e que era aguardada há mais de meio século.