Câmara Municipal e Governo avaliam parcerias em investimentos na ilha do Faial

Um dossier com os vários investimentos previstos realizar proximamente na ilha do Faial estiveram em cima da mesa da reunião realizada esta quarta-feira entre o Presidente da Câmara Municipal da Horta e o Presidente do Governo Regional dos Açores.

No contexto da visita estatutária do Governo à ilha do Faial, José Leonardo Silva, Presidente da Câmara Municipal da Horta, realçou as parcerias em curso com o Governo, mormente na área social onde, para além do recém-inaugurado centro de dia, na freguesia dos Flamengos, encontram-se a decorrer as obras de construção do centro intergeracional da freguesia da Feteira e, em fase de projeto, a ampliação do centro de dia da Conceição.

Para José Leonardo Silva, “o trabalho que está a ser desenvolvido na área social é um trabalho importante que deve continuar e que tem sido responsável por modernizar a rede de equipamentos sociais no concelho da Horta”.

Para além da área social, foi também objeto de reflexão os investimentos ao nível do setor da saúde, com as obras em curso não só no Hospital da Horta, permitindo adequar os serviços prestados, mas também na construção do futuro centro de saúde, “com a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde primários que daí naturalmente devem advir”, realçou o autarca.

No encontro realizado, foram, igualmente assumidos compromissos de cooperação conjunta, nomeadamente ao nível do financiamento das obras da nova frente mar da cidade da Horta.

Relativamente àquele investimento, José Leonardo Silva esclareceu, à saída daquela reunião, que “foi decidido trabalhar na celebração de um contrato ARAAL de colaboração entre o Governo dos Açores e a Câmara da Horta”, para a nova fase das obras que já se encontram a decorrer na frente mar da cidade da Horta.

Para José Leonardo Silva, “a celebração deste contrato ARAAL é, simultaneamente, o resultado do empenhamento que ambos os executivos têm colocado na reabilitação urbana, enquanto meio de alavancagem do turismo, e na interligação da atividade económica com o potencial proporcionado pelas atividades ligadas ao mar”.

Para além dos projetos em curso, José Leonardo Silva teve oportunidade, naquele encontro, de vincar a posição da Câmara Municipal em relação às acessibilidades aéreas.

Temos vindo a referir a importância de termos uma maior oferta de ligações aéreas com mais companhias a voar para a ilha do Faial e fiz questão novamente de referir essa necessidade ao Sr. Presidente do Governo para que possamos rapidamente encontrar uma solução que sirva os interesses do Faial e dos Açores”, afirmou José Leonardo Silva.

Naquele encontro, foi ainda avaliado o investimento projetado para o Porto da Horta. Sobre esta matéria, o Presidente da Câmara Municipal reafirmou a importância de se avançar para aquele investimento logo que concluído o estudo de impacto ambiental e alertou que este deve, necessariamente, ser esclarecedor em relação às questões que se têm levantado e não deixar dúvidas sobre o não o comprometimento de investimentos futuros naquela infraestrutura.