Pub

Duas iniciativas que integram o programa de Natal da autarquia, vasto e diversificado, pensado com o intuito de “tornar a cidade atrativa para cá quem vive e para quem nos visita e através do qual a Câmara Municipal reforça a sua função social”, como proferiu o edil em declarações à comunicação social.

Instalado na Rua Açoriano Oriental n.º 25, o Mercadinho de Natal irá funcionar até 22 de dezembro entre as 11h00 e as 18h00. No dia 8 de dezembro, excecionalmente, vai estar aberto entre as 14h00 e as 22h00.

Conta com a participação de sete Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS): Associação Alternativa, Aurora Social, Associação de Promoção e Desenvolvimento de Santa Bárbara, Casa de Saúde de São Miguel, Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal – Delegação Açores, Projeto de Inclusão Social “Casa Manaias” e a Cresaçor- Cooperativa Regional de Economia Solidária.

Também conta com a participação dos artesãos de Ponta Delgada, mais especificamente de Maria Dinora Martins e Helena Silva.

Pub

O Presidente da Câmara Municipal durante a visita ao espaço, acompanhado pela vereadora do Desenvolvimento Social, Cristina Canto Tavares, congratulou-se com a adesão das IPSS, considerando o Mercadinho de Natal uma “excelente sugestão para aqueles que procuram prendas de Natal personalizadas e artesanais”, para além de se apresentar como “um espaço de partilha, parceria e promoção do trabalho dos artesãos e das instituições do concelho”.

Presépio dos Manaias

A cidade de Ponta Delgada foi novamente presenteada pelo Presépio de Rua, pensado e elaborado pelos utentes do Projeto de Inclusão Social “Casa dos Manaias” em colaboração com a equipa da Divisão de Desenvolvimento Social.

Pode ser apreciado num dos jardins mais emblemáticos da cidade, o Jardim Padre Sena de Freitas, até ao Dia de Reis, a 6 de janeiro de 2022.

Ao longo do jardim estão expostas cerca de oito dezenas de figuras, como a gruta com o nascimento do menino, os reis magos, as ovelhas e o seu pastor, a pastora com um cântaro, pastora lavadeira, a samaritana, os elementos da Banda da Música, os elementos do Rancho Folclórico, assim como algumas profissões: o pescador, o moleiro e o seu moinho, o padeiro e uma casa com um forno de lenha, entre outras figuras típicas de um Presépio.

Para além das figuras, o Presépio é composto por elementos da natureza como o musgo, casca de eucalipto, troncos e galhos de árvores, eucaliptos, cedros e palha.

Pub