Câmara Municipal de Lagoa reformula rotunda no Dia Mundial da Árvore

A Câmara Municipal de Lagoa, através do CEFAL (Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa), assinalou o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, dia 21 de março, com a reformulação de uma rotunda, na Atalhada, Lagoa. Com esta iniciativa, o CEFAL teve como objetivo apelar para a importância dos espaços verdes na cidade.

Estiveram presentes professores e alunos do Eco-Escolas da Escola Secundária de Lagoa e EBI de Água de Pau.

No mesmo dia, associou-se também ao Clube Escolar Eco-Trilhos, da Escola EB 2,3 Padre João José Amaral (Fisher), na plantação de uma árvore de fruto (pera abacate), cedida pelo Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel. Hugo Rodrigues e Fátima Peixoto são os professores responsáveis pelo clube escolar das turmas de 5º e 6º anos.
O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. As florestas são apelidadas dos “pulmões do mundo”, não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.
Ainda no âmbito destas comemorações, o CEFAL arrancou com um Concurso Fotográfico sobre a Biodiversidade, destinado a alunos a partir do 2º ciclo até ao 12º ano. O objetivo deste concurso é sensibilizar a população mais jovem para a importância da conservação da biodiversidade. Tendo como tema a biodiversidade do concelho de Lagoa, este concurso termina no dia 8 de abril e culminará numa exposição das fotografias vencedoras, nas categorias geral e mobile, na Casa da Água, no dia 22 de abril, assinalando o Dia Mundial da Terra.