Pub

A Câmara Municipal de Lagoa irá promover uma Feira de Saúde e Bem Estar, intitulada Lagoa + Saudável, nos dias 16,17,18 de novembro, das 14h00 às 20h00, e, no dia 19, das 10h00 às 17h00, na Praça de Nossa Senhora do Rosário.

O evento tem o propósito de promover a oferta de serviços e produtos na área da saúde e promover a discussão de temáticas relacionadas com a saúde e bem-estar. Deste modo, conta com a participação de 18 entidades ligadas a esta área, que estarão agrupadas por cinco categorias que, por sua vez, incidem em dimensões fundamentais para a promoção da saúde e prevenção da doença, a saber: +Nutrição; +Bem-Estar; +Prevenção; +Mobilidade e +Autoestima.

No âmbito desta iniciativa, a Confraria dos Gastrónomos dos Açores vai realizar diversos showcookings pelo Confrade-Mor, António Cavaco, com a possibilidade de degustação. Por sua vez, o Terapeuta Paulo Pacheco irá possibilitar o acesso a serviços, como a reflexologia podal, a massagem terapêutica e a massagem desportiva.  A Clínica Teresa Albergaria irá dar a conhecer os seus serviços, como a Fisioterapia, a Terapia Ocupacional e a Terapia da Fala, proporcionando, ainda, a oportunidade, da comunidade participar numa aula de Pilates Terapêutico, gratuita, no dia 19 de novembro, pelas 10h30. A Portinsurance é a seguradora que irá marcar presença nesta feira, divulgando a sua panóplia de Planos e Seguros de saúde, que facilitam o acesso a cuidados de saúde especializados. A Randal Gladwin irá marcar presença, com plantas aromáticas e medicinais, a Algicel – Biotecnologia e Investigação, Lda irá divulgar os seus produtos, nomeadamente os suplementos vitamínicos da microalga Haematococcus Pluvialis. Presente também estará a ARRISCA – Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores, que irá promover, entre outras atividades, rastreios de Hepatite C e de Glicémia Capilar. O CDIJA – Centro de Desenvolvimento Infantojuvenil dos Açores irá promover diversas dinâmicas direcionadas para a comunidade escolar, sendo que, no sábado, irá realizar uma sessão do Programa anos incríveis, destinado a educadores de infância e professores de crianças dos 3 aos 8 anos de idade, com o intuito de promover a construção de relações positivas e do Educador Pró-Ativo. A par disso, promovem, ainda, uma sessão do Programa Mais Família, Mais Jovem, para pais de crianças e jovens dos 10 aos 16 anos de idade, com o objetivo de criar um espaço de reflexão sobre os desafios da parentalidade na adolescência e a parentalidade positiva. A USISM – Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel irá participar com uma dinâmica direcionada à comunidade escolar, destinada a todas as faixas etárias, e incide no bem-estar e relaxamento progressivo.  Também, presente nesta iniciativa estará o Hospital Internacional dos Açores (HIA), que proporcionará aos visitantes rastreios nutricionais e cardiovasculares, com a equipa de enfermagem do HIA, sendo que, no dia 19, convida todas as crianças a visitarem o stand, acompanhadas do seu boneco/peluche preferido, para que possam usufruir das brincadeiras do Hospital da Bonecada. Por sua vez, a Wells divulgará os seus serviços de Biofeedback e Audiologia, e irá promover rastreios de nutrição e de ótica e da tensão arterial.

Marcará, também, presença dois ginásios do concelho de Lagoa: o Aquafit – Health and Fitness Club, que irá realizar avaliações físicas no espaço feira e promover aulas de grupo de Jump, Crosstraining, Cycling e Step, com a participação livre e gratuita. O Gym4You irá proporcionar uma breve experimentação de máquinas de cardio, a par da demonstração que irá promover, com os seus atletas da modalidade de Powerlifting, no dia 19 de novembro, pelas 15h00. O CENOA – Centro Ortopédico dos Açores irá realizar avaliações podológicas e demonstrar o processo de fabricação dos dispositivos médicos, através de um scanner 3D. Também no sábado, dia 19, a Associação de Doadores de São Miguel, irá sensibilizar a comunidade para a importância da dádiva de sangue e de medula.

Ademais, todas as farmácias do concelho de Lagoa irão efetuar “Dia Aberto”, através da realização de rastreios gratuitos à população, que se desloque às suas instalações, entre os dias 16 a 19 de novembro. Já a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada associa-se ao evento, através da realização de rastreios descentralizados pelas várias freguesias do concelho.

Ao longo dos dias de feira, será dinamizada uma hora do chá, com o apoio da Gorreana e do Continente, através da linha Equilíbrio, que possibilitará aos visitantes a degustação de diferentes chás em harmonia com opções de lanches saudáveis. Os visitantes serão convidados a participar numa dinâmica de oferta de vouchers de desconto e produtos de oferta, cedidos pelas empresas presentes na feira, como também pelo NELAG –Núcleo de Empresários da Lagoa, incidindo nas empresas associadas à sua campanha de Natal.

Pub