Câmara incentiva população a transformar resíduos em composto orgânico

A Câmara da Ribeira Grande, através do Centro de Promoção Ambiental, está a promover uma campanha de redução de resíduos domésticos com o propósito de os transformar em composto. O processo, denominado por “A minha compostagem”, está a dar os primeiros passos na freguesia da Ribeirinha mas o intuito é que seja alargado a outras localidades.

O propósito é simples: os munícipes aderem à campanha, guardam os resíduos orgânicos e a autarquia assume a recolha dos mesmos duas vezes por semana com o intuito de os acumular num compostor que, posteriormente, dará origem a composto que poderá ser utilizado nas horas comunitárias.

“Certos restos de comida, folhas do jardim, plantas secas, restos de legumes, vegetais ou tubérculos podem ser utilizados no processo de compostagem, contribuindo assim para uma diminuição dos resíduos que são depositados em aterro sanitário”, explicou Alexandre Gaudêncio.

Os munícipes que aderirem à campanha de redução de resíduos por via da compostagem obtêm descontos nas compras de mercearia nas lojas aderentes à campanha, nomeadamente frutaria Martins, mercearia João Cabral e mini-mercado Ruben.

O presidente da Câmara da Ribeira Grande acompanhou a primeira ação de recolha de materiais a compostar e mostrou-se agradado com a adesão da população. “Neste primeiro dia recolhemos mais de vinte quilos de matéria orgânica que vão dar início ao processo de compostagem”, realçou.

Os materiais que podem e devem ser compostados são, normalmente, classificados como “verdes” e “castanhos”, conforme o teor de humidade e a proporção de nutrientes. Ao fim de alguns meses depositados no compostor, os resíduos orgânicos transformam-se em composto que pode ser utilizado na fertilização das hortas comunitárias.

A compostagem reduz sensivelmente para metade o volume total de lixo produzido por residência, atenua a emissão de poluentes e o uso de energia no transporte dos resíduos, evita a geração de subprodutos poluentes, previne a contaminação dos lençóis freáticos e produz fertilizante de forma natural.