Câmara de Ponta Delgada vai lançar “3 R’s em 3 Minutos” no programa Açores Hoje da RTP-Açores

A sensibilização da população para a importância da reciclagem no futuro da sociedade é a base de uma rubrica que a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai passar a ter no programa “Açores Hoje” da RTP/Açores.

Intitulada “3 R’s em 3 Minutos”, a rubrica começa a ser gravada esta quarta-feira, 13 de fevereiro. No total, são 12 spots televisivos, sendo que o primeiro vai para o ar a 21 de fevereiro, abordando o cumprimento dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), nomeadamente a redução da produção de resíduos nas festas. O exemplo a apresentar será a comemoração do Dia dos Compadres, sugerindo-se a utilização de loiça em vez de materiais descartáveis e de uso único.

No segundo spot, a 26 de fevereiro, será apresentado o modelo de funcionamento do novo Centro de Triagem e, consequentemente, a separação de resíduos de embalagem.

A 28 de fevereiro, o tema será o Dia das Comadres, apresentando-se a reutilização de materiais para a preparação de festas como a melhor solução. Por exemplo, em vez de comprar jarros para a colocação de flores e centros de mesa, devem ser usados frascos de vidro já existentes em casa.

A 12 de março, o tema em destaque na rubrica “3 R’s em 3 Minutos” será o Ecoparque, mais precisamente o tratamento de resíduos verdes e de grande dimensão, enquanto  a 14 do mesmo mês o Dia do Pai servirá de base para abordar as dicas de ofertas “desembaladas”.

Informação sobre os serviços de recolha de resíduos em Ponta Delgada será a base da rubrica de 26 de março. Aqui, serão descritas as quantidades de resíduos produzidos por ano e os serviços existentes para a recolha no concelho como, por exemplo, os camiões existentes e as equipas de trabalho para as diferentes tipologias de resíduos, com o testemunho sobre como funciona esta área.

O projeto “Urban Waste”, que engloba 11 cidades-piloto da Europa, entre as quais Ponta Delgada, será o tema do spot a transmitir a 28 de março, durante o qual se abordará a separação de resíduos na restauração e os comportamento ambientalmente responsáveis, apresentado-se como exemplo o trabalho desenvolvido pelos restaurantes “O Corisco”, “Treze”, “Azores Forever” e “O Roberto”, todos localizados no centro histórico da cidade.

A 9 de abril, “3 R’s em 3 Minutos” apresentará o projeto da Câmara de Ponta Delgada “Agir para Prevenir”, que promove a separação de resíduos nas escolas/comportamentos ambientalmente responsáveis e abrange o pessoal auxiliar e os conselhos diretivos. Serão exibidos, como exemplos, os casos da EBI dos Arrifes, EBI das Capelas, EBI dos Ginetes e Colégio do Castanheiro.

A nona rubrica de “3 R’s em 3 Minutos” abordará a comemoração da Páscoa, reforçando a ideia das dicas de ofertas “desembaladas”, como frascos de vidro com bolachas de chocolate caseiras.

As zonas balneares serão a base da 10ª rubrica, estando em destaque o grave problema dos plásticos e das beatas na praia das Milícias, em São Roque.

O Dia da Liberdade, 25 de abril, servirá de pretexto para a 11ª rubrica de “3 R’s em 3 Minutos”, durante a qual se chamará a atenção da população para hábitos ambientais adequados. O exemplo será evitar, a todo o custo, atirar lixo para fora das janelas carros.

Na última rubrica, que irá para o ar a 12 de maio, a preparação das Festas do Espírito Santo e/ou do Senhor Santo Cristo dos Milagres servirá de base para uma abordagem sobre a hierarquia dos resíduos e a informação sobre ecoeventos.