Pub

AÇORES 9 TV EM DIRETO

Este fim de semana, no âmbito do projeto “O Circo de Mãos Dadas com a Lagoa”, a Câmara Municipal de Lagoa entregou 57 kits circenses aos jovens e crianças que participaram nesta iniciativa.

Esta cerimónia, informal, decorreu, no cineteatro lagoense Francisco D´Amaral Almeida, onde as crianças e jovens foram, também, brindados com uma atividade relacionada com a arte circense e um lanche, na praça de N. Sra. do Rosário.

Numa parceria com a Associação de Artes Circenses dos Açores – 9 Circos, o projeto “O Circo de Mãos Dadas com a Lagoa”, nas suas atividades, emprega as artes circenses como metodologia de intervenção lúdico-pedagógica, promovendo a aquisição de competências socio afetivas e comportamentais úteis para a escola e para a vida. Para além disso, estas artes são um agente facilitador do bem-estar e pleno desenvolvimento das crianças.

De referir que, esta iniciativa pioneira no concelho de Lagoa, decorreu de fevereiro a junho de 2022, com grupos oriundos de todas as freguesias do concelho, em que várias entidades foram parceiras, nomeadamente o Centro Social e Cultural do Cabouco, com a equipa da Animação de Rua; a Junta de Freguesia da Ribeira Chã; a Escola Básica e Integrada de Água de Pau e a Escola Básica e Integrada de Lagoa.

O principal objetivo do projeto passou por promover uma abordagem integral em redor da criança, em prol da diminuição do stress e agressividades causadas por fatores sociais, agravados pela pandemia provocada pelo Covid-19. Assim, as diversas formas de arte circense foram abordadas, enquanto linguagem de união, facilitadora de uma comunicação mais alegre, potenciando o bem-estar geral da criança e contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal, académico e social.

A edilidade pretende que este conjunto de ferramentas e respostas possam melhorar o desempenho escolar destas crianças e jovens, sendo, igualmente, uma alternativa à ocupação dos tempos livres.

Pub