Câmara de Lagoa assinala “11ª Semana da Prevenção de Resíduos”

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), volta, este ano, a associar-se à 10.ª Semana de Resíduos dos Açores, inserida na 11.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que decorre de 16 a 24 de novembro, sob o tema “A Educação e Comunicação para a Redução na Produção de Resíduos”. 

 

Este ano, a Câmara Municipal de Lagoa tem preparadas várias ações de sensibilização intituladas “Mude os seus Hábitos, reduza os seus Resíduos”, entre os dias 18 e 22 de novembro, pelas escolas do concelho. O objetivo é ensinar aos mais pequenos todo o ciclo de vida de um resíduo, desde o seu ato de compra até ao seu “abandono”, explicando a política dos 3´Rs e a sua importância. Será, também, realizado um jogo com o objetivo de verificar se a componente teórica foi bem interiorizada. Nas escolas que possuem uma horta, será abordada a importância da compostagem, com uma explicação por parte das técnicas do CEFAL, que irão ensinar os mais pequenos a valorizar os resíduos orgânicos e a fazer compostagem.

 

Além disso, o CEFAL irá realizar mais uma atividade, no dia 20 de novembro, no Parque Municipal de Máquinas, que irá envolver os funcionários da edilidade. A atividade intitulada de «Árvore da Vida» pretende ser uma ação de sensibilização sobre os resíduos, apelando à redução e reciclagem, enquanto se desenvolve uma ligação entre as pessoas. Consiste na elaboração de uma árvore, utilizando um fio vermelho e pequenos cartões decorados ou escritos por aqueles que queiram partilhar ideias sobre como melhorar a redução de desperdícios.

 

Refira-se que, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) é uma iniciativa internacional que visa promover a implementação de ações de sensibilização sobre a gestão sustentável dos recursos e dos resíduos durante uma única semana. O objetivo desta campanha consiste em alterar o comportamento dos cidadãos europeus relativamente aos seus padrões e hábitos de consumo.

 

A nível regional, a 10ª Semana de Resíduos dos Açores é uma iniciativa promovida pela Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Ambiente, com objetivo de envolver, em todas as ilhas, ações organizadas voluntariamente por entidades públicas e privadas. As ações integradas nesta iniciativa pretendem sensibilizar e informar sobre a correta gestão dos resíduos ao nível de cada ilha e dar a conhecer os seus destinos adequados, alertando a população para a prevenção, com vista à minimização da sua produção diária.

 

Recorde-se que, na edição do ano passado, foram promovidas 170 ações nos Açores envolvendo 94 entidades proponentes. A Câmara Municipal de Lagoa foi uma das que se juntou a esta campanha. Foi organizado um workshop de sabão natural, instalado um stand de recolha, na Praça Nossa Senhora do Rosário, onde foram recolhidos 60 quilos de resíduos perigosos, entre equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas, radiografias, lâmpadas e toners. O CEFAL realizou, ainda, no Centro de Atividades de Tempos Livres «O Borbas», uma gincana infantil com recurso a materiais recicláveis.