Pub

AÇORES 9 TV EM DIRETO

A Câmara Municipal da Povoação, através do Gabinete de Ação Social, promoveu, pela primeira vez, junto dos alunos do pré-escolar e do 1º e 2º anos, do 1º ciclo, a “Semana do Brincar” que terminou com balanço positivo e que teve como propósito assinalar o Dia Internacional do Brincar, efeméride comemorada no dia 28 de maio.

Através da exposição, demonstração e interação, durante uma semana, os técnicos do Gabinete de Ação Social da autarquia visitaram os Estabelecimentos de Ensino e Jardins de Infância do município e desenvolveram jogos tradicionais com as crianças, sensibilizando-as para a importância do brincar, tendo em vista a promoção do desenvolvimento infantil nos domínios físico, psíquico, intelectual e social.

A atividade serviu também para relembrar as crianças da importância de jogos tradicionais no lugar do uso, por vezes abusivo, da tecnologia digital.

Os técnicos aproveitaram ainda a oportunidade para oferecer brinde (baralho de cartas) e um panfleto às crianças, tendo como objetivo consciencializar os pais, familiares e comunidade em geral sobre a importância do brincar, destacando as suas vantagens como ferramenta de diversão, educação, estimulação e desenvolvimento da motricidade.

Recorde-se que o Dia Internacional do Brincar foi criado em 1999, pela International Toy Library(ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, sendo celebrado, pela primeira vez, em 2000 e reconhecido no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de maio por esta ser a data do dia de aniversário da ITLA. O direito da criança poder brincar livremente está igualmente consagrado no artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas.

Pub