Câmara da Lagoa disponibiliza carregadores solares no Rosário e Água de Pau no âmbito do projeto Smart Cities

A  apresentou uma novidade ao nível do seu projeto Lagoa Smart City. Trata-se da disponibilização de carregadores solares, tendo sido colocado um na Praça Nossa Senhora da Graça e o outro junto ao Polivalente de Água de Pau, locais onde, desde junho, está também disponível rede wi-fi gratuita.  Estes equipamentos foram adquiridos no âmbito da candidatura ao Programa de Modernização Administrativa – PO Açores 2020.

Os carregadores solares permitem a ligação de oito aparelhos, ao mesmo tempo, através de um cabo USB, e com possibilidade de utilização do sistema bluetooth para um telemóvel. A estação de carga para dispositivo móvel é, assim, uma forma dos munícipes e turistas alimentarem os seus telemóveis e outros aparelhos eletrónicos através de energia renovável.

Esta iniciativa foi alcançada com o apoio de Fundos Comunitários, no âmbito da candidatura da Câmara Municipal da Lagoa à modernização administrativa/Smart City, cujo objetivo é colocar a tecnologia ao serviço do cidadão.

De acordo com a edilidade lagoense, esta estratégia “assenta num conjunto de ações, entre as quais se inclui a disponibilização gratuita de rede wi-fi, assim como de conteúdos multimédia que permitam a quem nos visita o acesso a informação sobre o concelho de Lagoa e a sua oferta turística, quer ao nível os recursos naturais e culturais, quer ao nível da oferta comercial e atividades de lazer, podendo ainda estruturar a sua visita e partilhar as suas experiências”.