Câmara da Lagoa destaca medidas e projectos no âmbito da eficiência energética

Hoje, decorreu, no Nonagon, Parque de Ciência e Tecnologia dos Açores, o IV Encontro com a Eficiência Energética, organizado pela Direção Regional da Energia. Na ocasião, o vereador da Câmara Municipal de Lagoa responsável por esta área, Nelson Santos, destacou várias medidas e projetos que a autarquia já desenvolveu e se encontra a desenvolver no âmbito desta temática.

Deste modo, Nelson Santos, destacou a aquisição de duas viaturas elétricas para a realização dos serviços autárquicos, bem como a substituição de alguma iluminação pública por lâmpadas LED. Em curso, está também a elaboração do Plano de Medidas de Melhoria de Eficiência Energética, abrangendo alguns edifícios municipais, nomeadamente o edifício dos Paços do Concelho, o Aquafit, a ETAR de Água de Pau e os Furos de Captação de Água.

É de realçar que, no âmbito da candidatura a fundos europeus, o investimento que será feito tem como contrapartida uma redução de, pelo menos, 30% do consumo de energia elétrica. Para o efeito, serão tomadas várias medidas a diferentes níveis, designadamente a colocação de iluminação eficiente nos vários edifícios, energia solar térmica, construção eficiente, sistemas abertos de gestão de energia, entre outros.

Nelson Santos afirmou que a “transição energética não é uma utopia futura, que a mesma está a acontecer neste momento e que todos somos atores dessa transição” sendo certo que, “esta transição não pode ser enfrentada apenas por ações individuais, por um concelho ou um governo mas por uma colaboração coletiva de todos os intervenientes”, na convicção que “é geradora de oportunidade, inovação, investimento e crescimento”, sendo o encontro “uma oportunidade para a partilha de experiências e de ideias, identificação de obstáculos e dificuldades e, sobretudo, o abraçar da ambição de, coletivamente, seguirmos a rota da eficiência e sustentabilidade ambiental e energética.”