Bruno Pacheco adianta que revisão da RIS3 Açores estará concluída em maio de 2020

Bruno Pacheco, Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia adiantou que o processo de revisão da Estratégia de Especialização Inteligente para a Investigação e Inovação (RIS3) “deverá estar concluído em maio de 2020”.

Bruno Pacheco referiu que este processo de revisão decorre em “quatro fases”, sendo que a primeira consiste na produção do primeiro ‘draft’ de redefinição das prioridades estratégicas, contando, para o efeito, com contributos dos membros da Comissão Executiva da RIS3 e do próprio núcleo técnico desta estratégia.

O Diretor Regional falava à margem da reunião da Comissão Executiva da RIS3 Açores, que se realizou terça-feira, em Ponta Delgada, com o objetivo de “validar o processo de revisão desta estratégia, bem como a sua calendarização”.

Neste sentido, estão previstas reuniões com os principais ‘stakeholders’ da quadrupla hélice, ou seja, Universidade dos Açores, empresas, Governo Regional e a comunidade, durante a segunda quinzena deste mês de outubro.

O objetivo é recolher contributos relativos a prioridades estratégicas, estando também previstas sessões de consulta alargadas durante o mês de novembro e sessões de trabalho restritas com representantes do Joint Research Centre (JRC).

“Com estes trabalhos pretendemos obter um quadro de domínios e prioridades estratégicas para a nova RIS3 Açores, a fim de ser apresentado para validação no Conselho Regional de Inovação da RIS3”, disse Bruno Pacheco, acrescentando que a reunião do Conselho Regional de Inovação da RIS3 vai decorrer em dezembro.

O Diretor Regional disse ainda que a apresentação do documento pré-final da revisão está prevista para janeiro, seguindo-se uma consulta pública durante os meses de fevereiro e março, um ‘peer review’, em março e abril, e, por fim, a apresentação pública do documento final, em maio de 2020, encerrando-se, com estes trabalhos, a quarta fase do processo de revisão.

Iniciados este ano, os trabalhos de avaliação e revisão da RIS3 contam já com a realização de cerca de duas dezenas de eventos, promovidos pela Direção Regional da Ciência e Tecnologia, nomeadamente reuniões dos grupos de trabalho temáticos da RIS3 Açores, workshops e conferências com a participação dos representantes das estratégias nacional e regionais para a Especialização Inteligente e de peritos internacionais da Joint Research Center, da DGREGIO, da Macaronésia e da Galiza.

Importa ainda destacar a realização, em setembro, da ‘Semana I+D+i RIS3 Açores’, destinada a reforçar o envolvimento dos ‘stakeholders’ regionais e da comunidade, em geral, no processo da RIS3 dos Açores.

No âmbito desta iniciativa, promovida pela Direção Regional da Ciência e Tecnologia, foram apresentados os resultados dos projetos de investigação e desenvolvimento alinhados com a RIS3 Açores, no âmbito da primeira convocatória do PO Açores 2020, permitindo a partilha do conhecimento e o fomento de sinergias e parcerias, em torno do contributo desta estratégia inteligente para o desenvolvimento científico e económico.