PUB

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada defendeu hoje, em Espanha, uma “aposta estratégica na nossa gastronomia típica” para “promover o destino e valorizar a oferta em termos turísticos”.

Falando na sessão comemorativa do “Dia de Ponta Delgada” no Salão Internacional de Turismo Gastronómico da Galiza, José Manuel Bolieiro enalteceu as potencialidades da gastronomia açoriana como “um bom pretexto para conhecer o Concelho, a Ilha e a Região”.

PUB

“Já somos um destino turístico de referência em Portugal, na Europa e no Mundo, com capacidade para proporcionar experiências gastronómicas de caráter único”, explicou o líder do maior município dos Açores, destacando a “reconhecida qualidade da carne e do peixe das nossas Ilhas e do nosso mar”.

José Manuel Bolieiro congratulou-se com a “feliz coincidência” do XIX Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico da Galiza  dedicar o programa oficial de 2 de fevereiro para a comemoração do “Dia do Mar” e do “Dia de Ponta Delgada” nesta          edição de 2018 que, pela primeira vez, tem Portugal como país convidado.

“Portugal e Espanha partilham o mar como desígnio comum da sua história imperial e, ainda hoje, os Açores projetam o nosso país no Atlântico, razão pela qual a presença institucional de Ponta Delgada, aqui e agora, assume um significado especial”, acrescentou o responsável autárquico.

O Município de Ponta Delgada participa, assim, pelo segundo ano consecutivo, no maior certame da Península Ibérica dedicado ao Turismo Gastronómico, agora com um stand próprio de promoção de produtos açorianos apresentado em parceria com          a confraria “Gastrónomos dos Açores”.

“Esta participação vale a pena”, declarou José Manuel Bolieiro, porque “a gastronomia contribui para a identidade cultural, para a promoção turística e para a aproximação dos territórios”.

“Encontramos no mar a melhor fonte de recurso para uma gastronomia mais rica e diversificada, porque temos um peixe de elevadíssima qualidade”, explicou o presidente da Câmara Municipal, desafiando os participantes internacionais a “descobrirem Ponta Delgada como destino turístico para novas experiências gastronómicas”.

A sessão evocativa da participação de Ponta Delgada no Xantar 2018 foi presidida pela Ministra do Mar do Governo da Galiza, Rosa Quintana Carballo, que visitou o stand municipal acompanhada por José Manuel Bolieiro.

O Salão Internacional de Turismo Gastronómico da Galiza decorre na cidade de Ourense, de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, com 230 stands representativos de dez países (Espanha, Portugal, França, Argentina, México, Colômbia, Peru, Panamá, Equador e      Costa Rica), atraindo mais de 25 mil visitantes especialmente ligados ao desenvolvimento do setor.

Pub