Pub

A Lagoa acolheu, entre 15 e 18 de abril, o XXV Torneio Comemorativo do Centenário de Voleibol, na Escola Básica e Integrada de Água de Pau.

Foi uma prova organizada pela Associação de Voleibol de S. Miguel, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, destinada aos escalões de formação, nomeadamente juvenis, entre os 14 e os 16 anos de idade, onde estiveram presentes cerca de 120 participantes, entre organização, técnicos e atletas.

Marcaram presença, neste torneio, oito equipas de juvenis femininas, entre elas o Clube Ana, Clube Kairos, Lusófona Voleibol, Seleção Açores, Seleção do Minho (representantes da Associação de Voleibol de Braga e de Viana do Castelo), Seleção da Associação de Voleibol do Porto, Seleção de São Jorge e Volei Clube São Miguel.

Para além da importante vertente competitiva proporcionada às equipas, nesta fase da época desportiva, o torneio centenário distingue-se pela partilha de conhecimentos entre atletas, treinadores e dirigentes, de todo o país e, sobretudo, pelos eventos sociais e turísticos organizados em locais icónicos das cidades de Ponta Delgada e Lagoa.

De acordo com João Fernandes, diretor técnico da Associação de Voleibol de São Miguel, “o balanço do torneio foi positivo. Este torneio procura ter uma componente social e cultural. É um torneio que queremos que fique guardado na memória das atletas. O espírito de partilha e troca de ideias também faz parte. Além da componente desportiva, o convívio entre atletas, dirigentes, técnicos e famílias, que puderam conhecer alguns dos pontos mais turísticos da ilha”.

Os jogos realizaram-se entre os pavilhões dos Complexos Desportivos de Água de Pau e Laranjeiras, em Ponta Delgada. A competição foi organizada em duas fases. Na primeira fase, num sistema de todos contra todos e numa segunda fase, em que o grupo dos primeiros joga contra o grupo dos últimos.

A cerimónia de entrega de prémios e encerramento do torneio deu-se, no dia 18, no Complexo Desportivo das Laranjeiras, em Ponta Delgada. O lugar mais alto do pódio foi alcançado pela equipa da Seleção de Voleibol do Porto. Em segundo lugar, ficou a Seleção do Minho, seguido da Lusófona e da Seleção dos Açores. Em 5º lugar, ficou a equipa do Clube K, em 6º Clube ANA, em 7º o Volei Clube de São Miguel e em 8º a Seleção de São Jorge.

Foram, ainda, entregues os prémios de «melhor atleta» a Mariana Raposo (Lusófona), «melhor libero» a Alexandra Soares (Minho), «melhor atacante» a Frederica Silva (Lusófona), «melhor blocadora» a Matilde Coelho (Clube K), «melhor recebedora» a Marta Longo (Porto), «melhor servidora» a Sofia Nascimento (Clube K), «melhor distribuidora» a Ana Falcão (Porto) e «equipa fairplay» à equipa da Lusófona Voleibol.

O vereador da Câmara Municipal de Lagoa, Fernando Jorge Moniz esteve presente na entrega de prémios e deu “os parabéns à Associação de Voleibol de S Miguel pela organização do 25º Torneio do Centenário do Voleibol, pela forma como o mesmo foi organizado e como funcionou”. Enalteceu, ainda, a importância da prática do desporto e deixou a promessa da autarquia continuar a apoiar eventos desta natureza”.

Este torneio teve o apoio da Direção Regional do Turismo, Direção Regional do Desporto, Serviço de Desporto de São Miguel, Câmara Municipal de Ponta Delgada, Câmara Municipal de Lagoa, Junta de Freguesia e Escola Básica e Integrada de Água de Pau.

De referir que, no ano de 1994, o Voleibol celebrou 100 anos de existência, pela mão do Professor William Morgan, nos Estados Unidos da América. Neste mesmo ano, a Associação de Voleibol de São Miguel tomou a iniciativa de organizar o Torneio Comemorativo do Centenário do Voleibol, com a presença de equipas de todo o país, nos escalões de formação de juvenis.

Pub