Pub

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, em parceria com o Centro Comercial Solmar, apresenta, entre 1 e 30 de setembro, uma mostra documental composta por 18 reproduções de fotografias pertencentes a diversos arquivos depositados na biblioteca.

A mostra, que estará patente naquele espaço comercial, pretende dar a conhecer paisagens naturais e humanas associadas às memórias coletivas de São Miguel, relembrando lugares e formas de vida que o tempo alterou ou terminou.

A escolha da fotografia como documento a expor prende-se com o objetivo de dar a conhecer documentos únicos, de aumentar a visibilidade e o conhecimento geral do público em relação ao conteúdo e valor dos arquivos existentes na instituição, bem como chamar a atenção para a importância e especialidade dos arquivos fotográficos.

Desta mostra constam imagens de cinco arquivos, nomeadamente do Governo Civil de Ponta Delgada, da Junta Geral do Distrito de Ponta Delgada, de René Masset, de Manuel Silveira Paiva e da coleção da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, incluindo fotografias tiradas por Francisco Afonso Chaves, que percorrem espaços e vivências da ilha de São Miguel desde finais do século XIX até à década de 80 do século XX.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove, assim, a divulgação e disponibilização da história, cultura e património da Região, cumprindo também os objetivos globais de promoção e divulgação dos arquivos.

Pub