Pub

AÇORES 9 TV EM DIRETO

A Bênção das Pastas da Semana Académica dos Açores realiza-se no domingo nas Portas da Cidade, em Ponta Delgada, com os finalistas deste ano e dos dois anteriores, que não tiveram cerimónia devido à covid-19, foi hoje revelado.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Associação Académica da Universidade dos Açores (AAUA), Daniela Faria, avançou que a Bênção das Pastas não vai acontecer num templo religioso, como habitual.

“No dia 05 de junho, a Bênção das Pastas vai ser ao ar livre porque temos três anos de finalistas acumulados. Portanto, tivemos de sair da igreja e fazer a cerimónia nas Portas da Cidade”, afirmou, lembrando que o evento não decorreu nos últimos dois anos devido à pandemia da covid-19.

A Bênção das Pastas, marcada para as 15:00, é um dos momentos da Semana Académica dos Açores que vai decorrer de 05 a 13 de junho, dia em que o Desfile Académico, que percorre as ruas da maior cidade açoriana, vai encerrar com a programação.

Daniela Faria realçou que a AAUA tinha como “preocupação muito grande” permitir aos estudantes “terminar um ciclo das suas vidas”, depois de a Semana Académica não ter decorrido em 2020 e 2021.

“Voltar é um sentimento muito positivo. Muitos dos alunos nem sabem o que é uma Semana Académica. Aqueles que entraram em 2020 nunca viram uma Semana Académica e esta vai ser a primeira experiência deles”, afirmou.

A responsável pela associação representativa dos alunos da universidade açoriana considera estar em causa uma edição “especial”, porque os alunos estão com “ânsia de viver o espírito académico”.

“Nada como viver o espírito académico de uma bênção ou de um desfile, sabendo que estamos ali pela última vez. É algo muito especial e toda a gente devia poder passar por isso”, declarou.

Para domingo, está marcada ainda a Monumental Serenata, que vai regressar à escadaria da Câmara Municipal de Ponta Delgada, pelas 21:30.

O baile de gala acontece no sábado, no Complexo Científico da Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, “uma das novidades” da edição deste ano.

“O baile de gala vai ser dentro da universidade. É uma novidade. Estarmos dentro das portas no nosso ‘campus’ vai ser especial”, apontou a dirigente associativa.

Este ano, os concertos vão decorrer no Parque Urbano de Ponta Delgada, onde vão atuar vários artistas, como Ana Malhoa (na sexta-feira), Bárbara Bandeira e Dupla Mete Cá Sets (no domingo), Dillaz, Tom Enzy e Deezy (a 09 de junho) e ProfJam e Tay (no dia 11).

“É muito bom sentir que vamos voltar a ter o espírito académico na cidade”, assinalou a estudante.

A 10 de junho, realiza-se o Sarau Académico, com a atuação de Joana Perez e das tunas da academia açoriana (TAUA, Tunídeos, Enf’In Tuna, Estudantina Universitária e Tuna Com Elas).

“Toda a Semana Académica vai sair debaixo de um teto para ir para o ar livre, quer a Bênção das Pastas, quer o festival”, concluiu.

Pub