Pub

Em comunicado, o Governo Regional esclareceu que a informação foi transmitida ao bastonário da Ordem dos Psicólogos, hoje recebido por Clélio Meneses no âmbito de uma visita à ilha Terceira.

O governante destacou a “importância fundamental da saúde mental na perspetiva de saúde que se pretende implementar na região, dando ênfase à prevenção e à proximidade”, refere a nota de imprensa.

A este nível, referiu, “está a ser desenvolvido o Plano Regional de Saúde Mental e, também com relação à atividade dos psicólogos, o Plano Regional de Prevenção das Dependências”.

O Secretário Regional da Saúde e Desporto realçou ainda “a relevância do trabalho em parceria e cooperação com as entidades representativas dos profissionais de saúde para os bons resultados que se pretendem alcançar na vida dos açorianos, sendo a Ordem dos Psicólogos um bom exemplo desse princípio”.

Pub

Em 30 de julho, o PS/Açores entregou na Assembleia Legislativa Regional um requerimento a questionar o Governo sobre a contratação de 20 psicólogos para o Serviço Regional de Saúde (SRS), anunciada em junho pelo executivo regional.

“Foi anunciada a contratação de 20 psicólogos para o SRS, mas tendo em conta que na Bolsa de Emprego Público dos Açores não se constata, à data, a abertura de procedimentos concursais para esse recrutamento, esperamos que o Governo Regional possa esclarecer como está esse processo e em que moldes vai ser feito”, afirmou o deputado Tiago Lopes, citado numa nota de imprensa.

O PS/Açores lembrou que a contratação de 20 psicólogos para os hospitais e unidades de saúde de ilha consta do Plano e Orçamento da região para 2021.

Os socialistas destacam que o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou, em 13 de julho, no plenário da Assembleia Regional, a contratação daqueles profissionais.

 

Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses começa hoje uma visita de três dias à ilha Terceira

O Bastonário da Ordem dos Psicólogos (OPP), Francisco Miranda Rodrigues, começa hoje uma visita de três dias à ilha Terceira.

Além do Bastonário estará também presente a vice-presidente da OPP Renata Benavente, o presidente da Delegação Regional dos Açores (DRA) Marco Santos e o membro da DRA Filipe Fernandes.

Da agenda constam uma reunião com a Inspecção Regional do Trabalho (amanhã) e Trilhos da Psicologia na Praia da Vitória (no dia 23).

Os Trilhos da Psicologia incluem um conjunto de visitas a instituições locais, com o objetivo de conhecer melhor a realidade da intervenção psicológica de uma determinada região, promover e divulgar boas práticas e auxiliar na construção de redes de contacto locais, de forma a beneficiar os cidadãos da zona.

Dia 22 de setembro – Angra do Heroísmo e Praia da Vitória

  • 10:00 – Inspecção Regional do Trabalho 
  • 15:00 – Santa Casa da Misericórdia da PV 

Dia 23 de setembro – Praia da Vitória – Trilhos

  • 10:00 – Cooperativa Praia Cultural 
  • 14:45 – Partida do Bastonário
Pub