Pub

Ponta Delgada volta a hastear este ano a Bandeira Azul em cinco zonas balneares: Praia das Milícias, Praia do Pópulo, Poços de São Vicente Ferreira/Capelas, Poças Sul dos Mosteiros e Forno da Cal. Este é o sétimo ano consecutivo que o galardão europeu é atribuído às praias e zonas balneares concessionadas ao Município.

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que participou hoje, ao final da manhã, na sessão simbólica do hastear da Bandeira Azul no Forno da Cal, freguesia de São Roque, sublinhou a importância da distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa.

“Ponta Delgada é o concelho de São Miguel com mais praias e zonas balneares distinguidas com o mais importante galardão da qualidade, cuja atribuição resulta da análise de quatro critérios relacionados coma informação e educação ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão ambiental e equipamentos e a segurança e serviços”, afirmou.

Pub

Maria José Lemos Duarte acrescentou que o cumprimento destes critérios é “a demonstração do investimento municipal para continuar a assegurar, em Ponta Delgada, as melhores condições de segurança e limpeza aos banhistas locais e visitantes”, mas também uma “responsabilidade para a autarquia, para a sociedade civil e para os banhistas no que respeita à promoção das boas práticas ambientais”.

Por essa razão, durante a época balnear deste ano, que termina a 30 de setembro, dedicada à “Recuperação de Ecossistemas”, vão ser desenvolvidas atividades de educação ambiental para banhistas e outros públicos, com o objetivo de mobilizar e sensibilizar os participantes para a adoção de comportamentos racionais e eficientes na utilização dos recursos e na recuperação dos ecossistemas terrestres e marinhos.

A autarca agradeceu a todos os colaboradores do Município de Ponta Delgada que prepararam a época balnear de 2021, bem como a todos os nadadores-salvadores que diariamente zelam pela segurança dos banhistas. Maria José Lemos Duarte apelou ainda ao “bom uso dos nossos recursos naturais e dos que são disponibilizados pelo Município para manter a limpeza das nossas praias e zonas balneares”.

No evento, estiveram a Vereadora do Ambiente, Ana Almeida, o Adjunto do Capitão do Porto de Ponta Delgada, Tenente Cruz Alves, o Presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Pedro Moura, a representante da Direção Regional do Turismo, Sandra Soares, e a representante da Delegação de Saúde de Ponta Delgada, Maria do Céu Arruda.

A primeira praia de Ponta Delgada a ser distinguida com a Bandeira Azul foi a Praia das Milícias em 1998, mantendo desde então galardão. A Praia do Pópulo tem hasteada a Bandeira Azul desde 2008; os Poços de São Vicente Ferreira/Capelas desde 2012; as Poças Sul dos Mosteiros também desde 2012 e o Forno da Cal desde 2013.

Pub