Bairro de São Pedro e da Longueira na Lagoa com árvore de Natal original

Nós próximos dias 15 e 16 de dezembro, irá decorrer a 2ª edição da festa de Natal no Bairro de São Pedro, na freguesia de N. Sra. do Rosário, que visa envolver a participação na organização, decoração e espírito natalício da comunidade local.

Valorizar aquele espaço e a sua comunidade, numa perspetiva de inclusão social, incutindo os princípios e os valores da quadra natalícia e prestigiar a festa e a sua organização, são alguns dos propósitos pretendidos pela autarquia na realização desta iniciativa.

Assim sendo, e à semelhança do ano passado, os moradores do bairro de S. Pedro irão decorar a árvore de Natal, em madeira de criptoméria, de seis metros de altura e quatro de diâmetro, da autoria da artística plástica Sofia de Medeiros, numa valorização dos recursos endógenos da região, bem como do artesanato local. Associada à temática do patchwork, a ornamentação da árvore será realizada com mangas de camisa de várias cores, recolhidas do bairro, que interligadas simbolicamente demonstram a união da comunidade, espírito de partilha e de valores presentes na quadra natalícia.

Para o efeito, um programa diversificado de atividades está previsto realizar-se nestes dois dias e que são transversais a diversas áreas: social, cultural e educativa. No sábado, dia 15 de dezembro, todos os presentes poderão ouvir a fanfarra do Agrupamento de Escuteiros 798 do Cabouco, às 15h00 e encantarem-se com a atuação do Mágico Gonçalo Costa, pelas 15h30, e do coro infantil do CATL “O Borbas”, às 16h30, seguindo-se duma performance de saxofone dos Sax ‘N’ Fun, pelas 17h30, sendo que, vários grupos musicais irão espalhar o espírito natalício pelo bairro de São Pedro, nomeadamente o Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz e o Vozes do Mar do Norte, do concelho da Ribeira Grande, às 19h00 e 21h00 respetivamente.

Já no domingo, dia 16 de dezembro, a partir das 14h30 terá lugar um desfile de bandas filarmónicas, que conta com a atuação da Banda Filarmónica Estrela D´Alva, Lira do Rosário e Fraternidade Rural, seguindo-se da atuação dos Sax ‘N’ Fun e dos duendes de Natal, Fire Clown, a partir das 16h00, sendo que, os grupos Som do Vento, Cantares Vozes do Monte Santo e Grujola, irão alegrar toda a comunidade.

Nos dois dias, todas as crianças poderão divertir-se com o pula pula presente durante a tarde, com a carruagem do Pai Natal que fará passeios gratuitos entre as 14h00 e as 19h00 e o comboio da Lagarta que irá percorrer as ruas da cidade, das 17h00 às 22h00. Por outro lado, um atelier pedagógico, dinamizado pelo CATL “O Borbas”, ficará patente entre as 15h00 e as 18h00 no sábado, das 15h00 às 16h30 e das 18h00 às 20h30, no domingo.

O principal propósito da autarquia passa por alargar a realização deste género de iniciativa, de inclusão social, para os bairros sociais do concelho de Lagoa, sendo que, este ano, a aposta recaiu na realização de outra árvore original no bairro da Longueira, na freguesia de Santa Cruz, que será, igualmente, decorada pelos moradores.