Avelino Meneses reconhece trabalho de 30 anos do clube de teatro escolar ‘Sorte à Ventura’

O Secretário Regional da Educação e Cultura manifestou, na Horta, “profundo reconhecimento” pelo trabalho ininterrupto, ao longo de 30 anos, do clube de teatro ‘Sorte à Ventura’, da Escola Secundária Manuel de Arriaga.

Avelino Meneses, que falava terça-feira nas cerimónias do Dia da Escola, frisou que o teatro serve, essencialmente, ao longo dos tempos, para “despertar consciências, para criar o espírito crítico indispensável ao entendimento do mundo”.

O Secretário Regional destacou o facto de o ‘Sorte à Ventura’ ser o grupo de teatro escolar mais antigo da Região e do país, salientando, em particular, o trabalho desenvolvido e mantido nestas três décadas de atividade pelos docentes Maria do Céu Brito, que criou o clube em 1988, e Victor Rui Dores, que é o responsável pela sua direção desde 1994.

Na sua intervenção, Avelino Meneses reafirmou o empenho do Governo dos Açores na implementação do plano integrado de promoção do sucesso escolar ProSucesso – Açores pela Educação, que considerou ser “uma empresa de todos nós”, porque o insucesso escolar é a “principal contrariedade” do sistema educativo regional.

Para o titular da pasta da Educação, não se pode, no entanto, “exigir tudo de uma só vez”, tanto mais que o ProSucesso é um plano pensado “para o médio prazo”, acrescentando que as alterações ao nível da educação, “embora sejam seguras, são necessariamente lentas”.

Por estas razões, os indicadores que têm vindo a ser alcançados cruzam-se “com a batalha que vimos travando pela promoção do sucesso escolar”, referiu.

Avelino Meneses defendeu ainda que a escola deve fazer da formação dos cidadãos “um consórcio entre a melhoria da sociedade e o crescimento da economia”.

“Uma escola que, para incluir, não abdique da exigência, que, para exigir, não abdique da inclusão, que pratique a solidariedade, que é o instrumento da justiça, uma escola que estimule a competitividade, que é o instrumento do progresso”, frisou o Secretário Regional.